A Volkswagen surpreendeu ao revelar o Polo Robust em Março deste ano. Quatro meses depois, a Fiat responde e anuncia uma nova versão do seu hatchback criada para enfrentar o modelo da Volks. Confira o que eles oferecem e qual pode ser mais vantajoso.
Hatches com altura elevada
A novidade da Fiat chega ao mercado trazendo suspensão mais elevada, o que garante altura em relação ao solo de 186 mm e ângulo de ataque de 20,5º e de saída de 33º, protetor de cárter e pneus de uso misto. O Argo convencional traz 154,7 mm de altura em relação ao solo, enquanto o Trekking oferece 182 mm e ângulos de 21º e 33º.
O Polo Robust, por sua vez, conta com 174 mm de vão livre em relação ao solo, um pequeno aprimoramento em relação aos 166 mm do Polo Track tradicional. Segundo a Volkswagen, essa modificação foi pensada para facilitar o uso em estradas de terra e com muitos buracos, já que o modelo foi criado pensando no público agro, que precisa do carro para usar em fazendas.
No caso do Argo, a Fiat não pensou em um público específico para comprar o modelo, mas afirma que a nova versão é “desenvolvida para superar desafios” e aproveita o nome “Endurance”, tradicionalmente aplicado em versões de trabalho dos modelos da marca.
Visuais diferenciados
Identificar um Polo Robust só será possível devido ao adesivo “Robust” na traseira. O Argo Endurance, por sua vez, traz uma moldura plástica preta por toda a base do veículo, facilitando a identificação.
Motorização
O Polo Robust é equipado com motor 1.0 mpi de três cilindros, capaz de entregar 84 cv e 10,3 kgfm de torque no etanol e 77 cv e 9,3 kgfm de torque quando abastecido com gasolina. A transmissão é manual de cinco velocidades. O Argo conta com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros que entrega 107 cv e 13,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol e 98 cv e 13,2 kgfm quando utiliza gasolina e a transmissão também é manual de cinco marchas.
Ambos contam com freios a discos ventilados nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras, enquanto as suspensões são McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. O Polo consegue suportar 395 kg de carga, enquanto o Argo traz 795 kg de capacidade. Esse número impressiona, já que é o mesmo da Strada, por exemplo. O porta-malas do hatch da Volks tem capacidade para 300 litros, enquanto o Argo conta com a mesma capacidade.
Segurança e Equipamentos de série
Além dos itens exigidos por lei: Airbags frontais, controles de estabilidade e tração e sistema ABS nos freios, o Polo Robust se destaca por oferecer ainda airbags laterais e assistente de partida em rampa, o que o Argo Endurance fica devendo.
No mais, os modelos são extremamente simples, não oferecendo um rádio básico nem tapetes. O Argo fica devendo alarme volumétrico, encontrado no Polo, que por sua vez, não traz uma tampa separando o porta-malas da cabine.
Demais itens como tapetes, central multimídia, sensores de estacionamento, faróis de neblina, câmera de ré, entre outros, precisam ser comprados separadamente ou em pacotes.
Preços
Segundo a Fiat, o Argo Endurance será comercializado por R$ 89.990, entretanto, a oferta de lançamento reduz o preço para R$ 79.990, valendo para produtor rural ou CNPJ. Esse preço torna a versão Endurance a opção mais acessível da linha 2025 do Argo.
O Polo Robust, por sua vez, parte de R$ 89.990 no configurador da Volkswagen, mas no site de ofertas da fabricante é possível encontrar o modelo por R$ 79.192, em condições exclusivas para produtor rural ou vendas diretas.