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Toyota: furgão com motor de Hilux chegará ao Brasil para incomodar rivais

Modelo da fabricante japonesa tem peças conhecidas do mercado nacional e terá opções voltadas para transporte de cargas e passageiros

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Produzido na Argentina, modelo chegará ao Brasil no ano que vem
Produzido na Argentina, modelo chegará ao Brasil no ano que vem Foto: Toyota / Divulgação

A planta da Toyota em Zárate, na Argentina, é responsável pela produção de modelos como Hilux e SW4. Desde o início do ano o furgão Hiace também é feito por lá. O veículo, no mesmo porte de Fiat Ducato, Renault Master e Mercedes Sprinter, está presente na lista de lançamentos da fabricante no Brasil para o ano que vem.

Conheça mais do furgão da Toyota

O Hiace é vendido no país vizinho ao Brasil há alguns anos, mas era importado do Japão. Passando a ser produzido localmente, o veículo é comercializado em duas versões: a H2L2, de três lugares e 9,3m³ de espaço, voltada para cargas e a configuração de passageiros Commuter, com 14 lugares.

As opções Van L1H1, de 3 lugares e 6,2m³, e Wagon, de 10 lugares, com porte próximo ao dos Citroën Jumpy e Peugeot Expert, continuarão sendo importados do país de origem da marca. 

Apesar de importar muitas peças do Japão, a montagem local do furgão da Toyota utiliza 13 fornecedores argentinos e 97 brasileiros, sendo boa parte deles relacionados ao trem de força. O modelo utiliza a mesma suspensão traseira, eixo, motores 2.8 turbodiesel e câmbio automático de 6 marchas da picape Hilux e do SUV SW4. O propulsor fornece 163cv para a versão de passageiros e 177cv na configuração voltada para cargas. 

O que equipa o furgão da Toyota?

Todas as versões contam com central multimídia de tela de nove polegadas, seu volante é multifuncional, controlando áudio e telefone. O modelo ainda conta com dois airbags frontais, com proteção para os três ocupantes, controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e farol de neblina traseiro. 

O furgão da Toyota é equipado com porta traseira de abertura 90°/180°. A configuração para transporte de cargas ainda conta com portas de correr na lateral e retrovisores externos giratórios. A capacidade de carga do modelo pode variar entre 1.170kg e 1.195kg. 

A produção do furgão começou em ritmo anual de 4 mil unidades, mas irá aumentar até chegar às 10 mil unidades, possivelmente, em 2025. A ideia é equilibrar as importações entre Brasil e Argentina com a chegada do Yaris Cross

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