x
UAI
Flagra!

Citroën Basalt: SUV cupê da marca é flagrado sem camuflagens; veja fotos

Modelo já roda em testes sem camuflagem e imagens dão maiores detalhes do design e equipamentos

Publicidade
Modelo chega para fazer parte de nova família da fabricante
Modelo chega para fazer parte de nova família da fabricante Foto: GessnerMotors / Reprodução

A Citroën está montando uma nova família de automóveis e o SUV cupê Basalt chega para compor o portfólio. Antes de sua chegada, o próximo lançamento da fabricante foi flagrado sendo testado em via pública sem camuflagens, dando um spoiler de praticamente todos seus detalhes. 

O modelo é uma mistura do C3 hatch e do C3 Aircross, representantes da família C-Cubed. O SUV cupê terá equipamentos emprestados de seus irmão, inclusive equipamentos que antes eram restritos apenas ao Aircross. 

Como é o Citroën Basalt?

A versão flagrada é uma das opções topo de linha, Shine ou 1st Edition, que marcará o lançamento do veículo. A configuração possui rodas aro 17 diamantadas, bancos forrados de vinil e teto pintado de preto, além de pacote completo de equipamentos. 

Seus irmãos foram responsáveis por apresentar novidades na marca. O C3 2025, por exemplo, foi equipado com chave canivete e o Aircross foi o primeiro da linha com quadro de instrumentos digital. O Basalt ficará responsável por introduzir o ar-condicionado automático, que pode se estender ao Aircross em breve. 

Apesar do estilo cupê, o modelo pode ter acabamento simples. Sua lista de equipamentos se limita a controles de tração e estabilidade obrigatórios e ao seus quatro airbags - na Índia o veículo possui seis. Sendo assim, o Basalt não terá itens como alerta de saída de faixa, monitor de pontos cegos ou frenagem de emergência.

No Brasil, o modelo será comercializado com os motores 1.0 Firefly de 75cv e o 1.0 GSE Turbo de 130cv - que também equipam o C3 -, o câmbio é manual de cinco marchas. O Citroën Basalt possui 4,35m de comprimento, 1,76m de largura, 1,59m de altura e 2,65m de entre-eixos. Na índia, seu porta-malas tem capacidade para 470 litros, tendo apenas 23 litros a menos que o Aircross. 

Quais serão as versões e preços do Citroën Basalt?

O modelo pode se tornar o SUV mais barato no mercado nacional, a ponto de concorrer com os sedãs compactos mais em conta. De acordo com o portal Autos Segredos, o Basalt pode partir de valores entre R$ 90 mil e R$ 100 mil - colocando-o na faixa de Fiat Cronos, Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S.

O SUV Cupê terá a versão Live, que, caso siga o C3, será equipada apenas com:

  • direção elétrica;
  • vidros elétricos dianteiros;
  • travas elétricas;
  • ar-condicionado;
  • rádio simples;
  • rodas de aço com calota;
  • e os dois airbags frontais obrigatórios. 

A configuração Feel, com mesmo propulsor - podendo ser oferecida também com motor 1.0 turbo -, adiciona:

  • vidros elétricos traseiros;
  • central multimídia com tela de 10 polegadas;
  • alarme;
  • duas portas USB traseiras;
  • rodas de liga leve de 16 polegadas;
  • painel com faixa azul;
  • e volante com ajuste de altura.

O SUV cupê ainda terá uma versão Feel Pack 1.0 turbo (T200), que poderá ser a primeira com quadro de instrumentos digital, airbags laterais e rodas de liga leve aro 17. Apenas a configuração de topo de linha incluiria ar-condicionado automático, bancos de vinil e rodas diamantadas. 

As opções T200, com propulsor 1.0 GSE Turbo de 130cv e 20,4kgfm e câmbio CVT que simula sete marchas, poderá, também, ser uma escolha mais em conta entre os SUVs compactos. Mesmo completo, terá menos equipamentos que um Fiat Pulse de mesma mecânica. Sendo assim, o Citroën Basalt poderia custar algo entre R$ 125 mil, sendo o SUV cupê mais barato do Brasil.