Uma das missões do Renault Kwid E-Tech, versão 100% elétrica do compacto oferecido pela Renault, era de popularizar os carros elétricos no Brasil. Entretanto, o baixo alcance, bem como o elevado preço, fizeram do Kwid elétrico um modelo bem raro de se ver nas ruas. Apesar disso, a Renault está testando o compacto elétrico atualizado no Brasil, segundo flagra do perfil AutoIn Brasil no Instagram.
Como é o novo Kwid E-Tech?
Apresentado em fevereiro na Europa como Dacia Spring, o Kwid elétrico ganhou um visual mais robusto, diretamente influenciado pelo novo Dacia Duster.
A principal mudança é estética, como já citado, e a assinatura em LED das luzes de rodagem diurna trazem o formato de Y na horizontal. O para-choque dianteiro agora conta com uma espécie de mapa de uma cidade - na versão mais cara - e faróis mais compactos.
A lateral se mantém intacta, e na traseira, as lanternas também ganham o desenho em Y horizontal. As lanternas são conectadas por uma faixa na cor preta, e o para-choque repete o padrão de mapa apresentado na dianteira.
É internamente onde o Kwid E-tech mais fica devendo em relação ao Dolphin Mini, e o modelo europeu tenta reverter o quadro. A cabine foi completamente remodelada e ganha uma linhas mais modernas e robustas, ficando próximo ao Duster.
O volante foi levemente redesenhado e ganhou ajuste de altura. O painel de instrumentos é mais evoluído do que o do modelo atualmente vendido no Brasil e conta com 7 polegadas. A grande mudança pode ser a tela multimídia de 10” que permite integração sem fio com Android Auto e Apple Car Play.
Apesar do visual de Duster, ainda é um Kwid
No mais, o Kwid E-tech mesmo que remodelado, continua trazendo alguns detalhes específicos do modelo atualmente vendido no Brasil. A chave precisa ser introduzida no comando, os controles de som são na coluna de direção - assim como nos demais carros da Renault -, e os comandos de vidros elétricos dianteiros continuam no painel central.
Na Europa, o modelo ganhou mais espaço interno, passando dos 270 litros de capacidade no porta-malas para 308 litros. No Brasil, a Renault declara 290 litros e estepe do mesmo tamanho das rodas de rodagem, resta saber se o novo modelo terá diferenças. Na Europa, a Dacia oferece ainda a opção de um bagageiro instalado sob o capô que adiciona mais 35 litros de capacidade. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para armazenar o carregador de emergência, por exemplo. Entretanto, o acessório custa 207 euros, ou 1.285 reais na cotação atual.
O Kwid elétrico terá cinco lugares?
Uma das principais críticas do Kwid E-tech é o fato de ser homologado apenas para quatro ocupantes, ao contrário da versão a combustão, que transporta até cinco pessoas. No modelo europeu, a capacidade máxima segue sendo quatro pessoas, entretanto, ainda não se sabe se a Renault irá mudar o modelo vendido por aqui.
Considerando que o modelo é importado da China, diferente do Kwid térmico, que é produzido em São José dos Pinhais, dificilmente a Renault deverá fazer mudanças no veículo, mas seria de bom grado, já que o BYD Dolphin Mini - também importado da China - oferece versões com quatro ou cinco lugares.
Motor e autonomia
Na Europa, há opções de motorização que entregam 45 cv ou 65 cv, sempre com baterias de 26,8 kWh. A variante mais potente é a mesma oferecida pela Renault no Brasil, que garante 185 km de autonomia segundo o Inmetro.
Preços
Na Europa, o Dacia Spring custa entre 16.978 Euros e 19.978 Euros, o equivalente, respectivamente, a R$ 105.470 e R$ 124.107. Atualmente, o Kwid E-Tech é vendido no Brasil por R$ 139.990, podendo ser encontrado por R$ 99.990 no site de ofertas da fabricante.
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