A garagem VW, que já funciona desde 2019, é um grande acervo de veículos que marcaram presença nestes 70 anos de operação da empresa. O espaço, denominado Garagem VW, foi inaugurado ao público por meio de agendamento em 2022, no momento em que o último Gol Last Edition foi incorporado à coleção da empresa.
A Volkswagen não se contentou apenas com as visitas físicas, e resolveu interligar os amantes de clássicos também pelas redes. Hoje, 2 de setembro, no dia nacional da Kombi, o perfil no instagram @garagem.volkswagen fez seu primeiro post
Perfil "Garagem.Volkswagen"
Segundo a marca, o objetivo da nova página é reafirmar seu compromisso com a rica história e o legado da marca no Brasil, fortalecendo o vínculo emocional com os seguidores. A ideia é atrair os internautas de maneira afetiva despertando o sentimento de nostalgia, além de gerar maior credibilidade à marca e aumentar alcance com o público em geral.
Para bombar e divulgar a novidade, uma das ações da página contou com uma van camuflada, da última geração feita no Brasil no período entre 2016 a 2013. Um QR code mostrado na arte, escaneado, levava ao perfil no instagram. O exemplar circulou em pontos de encontro comuns dos usuários de carros antigos na capital paulista.
Inaugurado em 2022 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o Garagem VW já recebeu mais de 6 mil visitantes. O espaço de 1.400 metros quadrados abriga um acervo notável, com 37 carros em exposição e mais de 100 veículos adicionais no total, sendo 50 deles em processo de restauração. O acervo não se limita a modelos de produção; também inclui protótipos e veículos que nunca chegaram a ser produzidos.
No Instagram, a Garagem VW destacará não apenas os veículos do seu próprio acervo, mas também carros pertencentes ao público. A página publicará interações com os seguidores, podcasts e informações sobre o sistema de emissão de certificados de originalidade, incluindo passos e benefícios. Além disso, o perfil apresentará a agenda de eventos da Garagem VW, tours virtuais pelo acervo e peças para carros clássicos da montadora.
Os Certificados VW estão disponíveis para qualquer proprietário de um veículo Volkswagen com mais de 20 anos. A página dedicada ao serviço (acessível aqui) requer o pagamento e informações sobre o veículo e o proprietário para emitir o certificado de originalidade, que detalha como o carro saiu da fábrica. O Brasil é o primeiro país fora da Alemanha a oferecer este serviço.
De acordo com a Volkswagen, o Brasil possui cerca de 3,2 milhões de carros clássicos registrados, dos quais 600 mil foram fabricados pela montadora. Isso significa que, de cada 10 carros clássicos no Brasil, dois são da Volkswagen.