A Renault está renovando sua linha de produtos no Brasil, o primeiro modelo a chegar foi o Kardian. O próximo modelo já está em desenvolvimento, mas a fabricante ainda não havia dado grandes informações sobre como seria o veículo. Agora, internautas viram uma unidade do SUV Arkana sendo testada pelas vias de Curitiba, próxima a fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR), aumentando as especulações da próxima novidade da Renault.
Arkana chegará mesmo ao Brasil?
O presidente da fabricante, Ricardo Gondo, confirmou a estreia de um SUV nacional para 2025. A ideia de ter um utilitário esportivo cupê no mercado nacional não é novidade, a Renault havia anunciado que teria um modelo nessa carroceria em 2018, que seria o Arkana. O veículo, no entanto, nunca desembarcou por aqui.
Alguns anos depois, a marca mostrou interesse em trazer o Arkana europeu - com a plataforma do Clio -. O modelo até chegou a ser visto em testes, mas, novamente, não foi lançado. Será que dessa vez sua chegada está confirmada?
Qual será o próximo SUV da Renault?
O executivo da marca disse, em agosto, que o projeto do novo utilitário esportivo estava finalizando as simulações digitais e que os primeiros protótipos nacionais seriam produzidos no Paraná ainda este ano - inicialmente, os protótipos vieram da Rússia. Gondo ainda comentou que o novo produto teria aspirações globais, assim como o Kardian, e o Brasil seria o primeiro local a produzi-lo.
A novidade da fabricante será montada na plataforma RGMP, que estreou com o Kardian. A arquitetura pode ser utilizada em modelos de diversos tamanhos, o que inclui o futuro SUV Bigster, de sete lugares, e a inédita picape intermediária baseada no conceito Niagara.
Conhecido internamente como projeto R1312, como revelado pelo Autos Segredos, o design para o novo produto será o Rafale, que já tem unidades sendo testadas no Brasil. Porém, alguns elementos de sua carroceria poderão ser aproveitados do Kardian, algo semelhante ao que acontece com Fiat Pulse e Fastback. O novo SUV da Renault pode ter uma versão híbrida plena, derivada de um conjunto europeu usado pela marca e pela Dacia, que combina motor 1.6 de quatro cilindros em ciclo Atkinson de apenas 94cv, um motor elétrico principal de 52cv e um gerador de partida de 24cv. Os propulsores geram uma potência combinada de 143 cv através de um câmbio automático de dupla embreagem e tração dianteira.
A fabricante ainda terá um motor híbrido no Brasil, que será fabricado em São José dos Pinhais na linha da Horse, empresa especializada em propulsores. O presidente da Renault disse que os motores fabricados no país serão eletrificados nos próximos anos. O que inclui o 1.0 TCe do Kardian e o 1.3 turbo do SUV Duster, que ainda será nacionalizado. Ambos conjuntos serão combinados a um sistema híbrido-leve de 48V.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!