x
UAI
Reprovado!

Chevrolet Montana tira nota baixa em teste de segurança

Picape apresentou ausência de de itens de segurança e posicionamento de assento infantil em teste do o Latin NCAP

Publicidade
A entidade responsável afirmou que a proteção das crianças foi considerada baixa nos testes dinâmicos
A entidade responsável afirmou que a proteção das crianças foi considerada baixa nos testes dinâmicos Foto: Divulgação Latin NCAP

O Latin NCAP trouxe algumas novidades com a nova rodada de testes de segurança feita com veículos latino americanos. Contando com uma surpresa com a Chevrolet Montana, que foi submetida pela primeira vez ao processo.

Chevrolet Montana 

A caminhonete, produzida no Brasil, oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série e alcançou 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança. O teste avalia os veículos em cinco estrelas, e a picape obteve apenas três na avaliação. 

O veículo foi avaliado em várias categorias de segurança, incluindo impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral contra poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e controle de estabilidade.

No teste de colisão frontal, a proteção dos ocupantes adultos foi classificada como boa a adequada, com uma estrutura estável; o teste de impacto lateral demonstrou boa proteção; e a proteção da cabeça foi considerada boa, embora a proteção do tórax tenha sido marginal no impacto lateral contra poste.

O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), nem mesmo como opcional, o que limitou a pontuação máxima possível. Além disso, surgem dúvidas quanto ao teste para ocupantes infantis no banco traseiro. O teste foi realizado com as crianças voltadas para frente, embora a picape ofereça tanto ISOFIX quanto Top Tether, o que permitiria a instalação do assento infantil com a criança voltada para trás.

A entidade responsável afirmou que a proteção das crianças foi considerada baixa nos testes dinâmicos "devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações das melhores práticas globais que o próprio fabricante seguiu estritamente para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados no teste permitem instalá-los voltados para trás"

Avaliação 

O veículo foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante na sua configuração mais básica, 1.2 Turbo manual. Este resultado é aplicável a todos os veículos Chevrolet Montana fabricados a partir de 23 de agosto de 2024.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, comentou que "a Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada. Esperamos que a Chevrolet reconsidere sua estratégia de proteção do ocupante infantil e as tecnologias ADAS, pois entendemos que esse modelo pode ter um desempenho melhor e alcançar classificações mais altas de estrelas."