A Toyota apresenta um novo sistema com capacidade de capturar conteúdo multimídia (de áudio e vídeo) durante o trajeto nas estradas. O método pode ajudar as autoridades a solucionar problemas ambientais e estruturais, tornando as estradas mais seguras.
Como funciona?
A ideia da marca se resume a uma maneira de registrar com precisão todo o processo de colisão de um veículo. Estes dados, seriam armazenados no veículo ou até mesmo registrado em dispositivos móveis conectados. Assim, o conteúdo serviria como base para ser analisado posteriormente
Tudo isso gira em torno de uma reflexão sobre os motivos de um acidente acontecer. Normalmente se considera as falhas do condutor ou do veículo, mas pouco se diz sobre as falhas ambientais e estruturais, como por exemplo: visibilidade ruim, raios, sinalização, árvores e o projeto da estrada.
A Toyota afirma que utilizar os veículos que trafegam pelas as estradas como fonte de dados é uma forma valiosa para solucionar problemas. O veículo que sofreu o acidente irá captar os detalhes da área geográfica de diversos ângulos onde a colisão ocorreu.
Se o acidente for registrado sob diferentes ângulos, as autoridades poderão analisar as circunstâncias da direção, compreender como elas afetam o tráfego e, eventualmente, tomar medidas para resolver essas questões e prevenir futuros acidentes.
Esses dados, segundo a Toyota, podem usar a tecnologia blockchain e serem enviados para as empresas e agências interessadas.
O que vai mudar?
A Toyota acredita que não só as causas de uma colisão podem ser desvendadas, mas outras respostas eficientes, por exemplo, orientar melhor as equipes de socorristas e até antecipar o número de socorristas necessários na cena com base no número de veículos e vítimas presentes.
Toda essa ideia depende ainda de alguns fatores, como custo e êxito dos equipamentos usados. O universo dos automóveis, segundo especialistas, só terá hardware suficiente para esta implementação na próxima década.
E o pedido de patente da ideia permitiria a Toyota a ser pioneira tecnológica. A dúvida mesmo é se a Toyota se manterá à frente do projeto. Pode acontecer da montadora ficar desmotivada com os custos da tecnologia.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!