A febre dos anos 2000 dos hatches aventureiros com plásticos nos arcos de roda, suspensão mais elevada e algum nome complementar está acabando, tendo somente o Renault Stepway como representante. Entretanto, a Hyundai nos Estados Unidos parece disposta a levar a tendência para a Terra do Tio Sam com a versão XRT do elétrico Ioniq 5.
O que é o Ioniq 5?
Longe de ser um hatchback, o Ioniq 5 até se parece com um, mas tem porte digno de SUV intermediário. Medindo 4,63 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,6 m de altura. O modelo elétrico é maior, por exemplo, que um Hyundai Creta, que registra 4,3 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura na fita métrica.
Com motorização 100% elétrica, a Hyundai oferece diversas opções de configurações para seu crossover, que pode oferecer a partir de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque e 58 kWh de capacidade das baterias que garantem 384 km de alcance no ciclo europeu de WLTP.
A versão mais potente é a “N”, batizada com o nome da divisão esportiva da Hyundai, que entrega 650 cv de potência e 78,5 kgfm de torque e graças às baterias de 84 kWh, o alcance é de 448 km. Essa versão, além de fazer de zero a 100 km/h em 3,4 segundos, traz tração nos dois eixos e ainda um gerador de som que simula o de motor a combustão, mas voltemos ao Ioniq 5 com cara de HB20X.
Visual Off-Road
Novidade da linha 2025 do Ioniq 5 nos Estados Unidos, a versão XRT chega às lojas com para-choques exclusivos usando camuflagem com padronagem “digital”, bem como ganchos de reboque vermelhos na dianteira, que segundo a Hyundai são funcionais e conseguem suportar 2,6 toneladas.
A suspensão foi elevada em apenas 2,2 centímetros, mas de acordo com a fabricante, foi o suficiente para dar ao Ioniq 5 mais 2,3 graus de ângulo de ataque e 4,6 graus de ângulo de saída, totalizando, respectivamente, 19,8° e 30°.
É interessante comparar esses dados com o Hyundai Creta, que por sua vez, conta com 20,4º de ângulo de ataque e 28,3º de ângulo de saída.
Tração nas quatro rodas
Como um bom off-road, o Ioniq 5 terá tração nas quatro rodas, apesar de não ter reduzida como um modelo desenvolvido para essa finalidade. A versão XRT é equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, bem como pneus de uso misto.
A fabricante não anunciou dados de potência nem de alcance para a linha 2025 do crossover, mas os modelos 2024 mais potentes -com exceção da versão N -, contavam com 320 cv de potência e 61,6 kgfm de torque.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!