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Elétrico off-road

Legado do HB20X? Hyundai anuncia versão aventureira de carro elétrico

Próximo do mercado brasileiro, Ioniq 5 ganha versão com visual "pé de boi" e suspensão elevada, ideal para o nosso asfalto?

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Hyundai Ioniq 5 XRT chega com para-choques escurecidos e ganchos de reboque
Hyundai Ioniq 5 XRT chega com para-choques escurecidos e ganchos de reboque Foto: Divulgação/Hyundai

A febre dos anos 2000 dos hatches aventureiros com plásticos nos arcos de roda, suspensão mais elevada e algum nome complementar está acabando, tendo somente o Renault Stepway como representante. Entretanto, a Hyundai nos Estados Unidos parece disposta a levar a tendência para a Terra do Tio Sam com a versão XRT do elétrico Ioniq 5.

O que é o Ioniq 5?

Longe de ser um hatchback, o Ioniq 5 até se parece com um, mas tem porte digno de SUV intermediário. Medindo 4,63 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,6 m de altura. O modelo elétrico é maior, por exemplo, que um Hyundai Creta, que registra 4,3 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura na fita métrica. 

Ioniq 5 XRT
Ioniq 5 XRT Foto: Divulgação/Hyundai

Com motorização 100% elétrica, a Hyundai oferece diversas opções de configurações para seu crossover, que pode oferecer a partir de 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque e 58 kWh de capacidade das baterias que garantem 384 km de alcance no ciclo europeu de WLTP.

A versão mais potente é a “N”, batizada com o nome da divisão esportiva da Hyundai, que entrega 650 cv de potência e 78,5 kgfm de torque e graças às baterias de 84 kWh, o alcance é de 448 km. Essa versão, além de fazer de zero a 100 km/h em 3,4 segundos, traz tração nos dois eixos e ainda um gerador de som que simula o de motor a combustão, mas voltemos ao Ioniq 5 com cara de HB20X.

Hyundai HB20X preto 2020 de frente em movimento
Hyundai HB20X 2020 Foto:

Visual Off-Road

Novidade da linha 2025 do Ioniq 5 nos Estados Unidos, a versão XRT chega às lojas com para-choques exclusivos usando camuflagem com padronagem “digital”, bem como ganchos de reboque vermelhos na dianteira, que segundo a Hyundai são funcionais e conseguem suportar 2,6 toneladas. 

Camuflagem é uma alternativa mais rebuscada que os plásticos pretos do HB20X
Camuflagem é uma alternativa mais rebuscada que os plásticos pretos do HB20X Foto: Divulgação/Hyundai

A suspensão foi elevada em apenas 2,2 centímetros, mas de acordo com a fabricante, foi o suficiente para dar ao Ioniq 5 mais 2,3 graus de ângulo de ataque e 4,6 graus de ângulo de saída, totalizando, respectivamente, 19,8° e 30°. 

É interessante comparar esses dados com o Hyundai Creta, que por sua vez, conta com 20,4º de ângulo de ataque e 28,3º de ângulo de saída. 

Tração nas quatro rodas

Interior é o mesmo do Ioniq 5 tradicional
Interior é o mesmo do Ioniq 5 tradicional Foto: Divulgação/Hyundai

Como um bom off-road, o Ioniq 5 terá tração nas quatro rodas, apesar de não ter reduzida como um modelo desenvolvido para essa finalidade. A versão XRT é equipada com dois motores elétricos, um em cada eixo, bem como pneus de uso misto.

A fabricante não anunciou dados de potência nem de alcance para a linha 2025 do crossover, mas os modelos 2024 mais potentes -com exceção da versão N -, contavam com 320 cv de potência e 61,6 kgfm de torque.