Em 2021, a Volvo prometeu que seria uma fabricante exclusivamente elétrica, inclusive foi uma das primeiras a fazer o anúncio. Em maio deste ano, o CEO da marca, Jim Rowan, disse que um portfólio composto apenas por EV ainda era viável. O executivo ainda disse que a transição dos motores a combustão para os elétricos aconteceria em cinco anos, mas parece que as coisas mudaram.
Durante o encontro trimestral para investidores que ocorreu no final de julho, o CEO admitiu que “levará algum tempo para que diferentes partes do mundo se tornem totalmente eletrificadas”. Ou seja, a meta inicial de ser uma marca que comercializa apenas EVs até 2030 pode não ser alcançada.
Volvo tem nova meta para venda de carros elétricos
O novo objetivo da fabricante sueca é que os híbridos plug-in (PHEVs) e os carros elétricos (EVs) representem de 90% a 100% das vendas anuais. A Volvo diz que os veículos a combustão por mais tempo do que o pensado anteriormente, mas um “número limitado de modelos micro-híbridos”.
A fabricante sueca diz que vários fatores contribuíram para que a meta dos carros elétricos fosse postergada. O desenvolvimento da infraestrutura de carregamento está progredindo lentamente e alguns países reduziram ou eliminaram os incentivos fiscais para os eletrificados. A marca ainda culpa a aplicação de taxas aos veículos em determinados mercados.
O posicionamento pode ser uma resposta direta às recentes ações tomadas pelos governos dos Estados Unidos, Brasil e União Europeia , que anunciaram novos impostos sobre modelos elétricos importados. O objetivo dos países é conter o avanço das marcas chinesas - a própria Volvo faz parte de um grupo do país asiático, a Geely. E o EX30, um dos últimos lançamentos da marca, é fabricado em Zhangjiakou, na China.
Volvo ainda tem esperança com vendas de carros elétricos
A fabricante espera que os carros PHEV e EV sejam responsáveis por 50-60% dos emplacamentos até 2025, no segundo semestre deste ano, por exemplo, as vendas de veículos com essa tecnologia representaram 48% do total. De abril a junho, os modelos totalmente elétricos foram responsáveis por 26% do total de entregas. O plano da empresa é continuar seus investimentos em micro-híbridos e híbridos plug-in como parte de seus “ajustes estratégicos” para refletir melhor o que os clientes buscam.
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