x
UAI
Para abalar o mercado!

BYD lança Yuan Pro como alternativa elétrica a T-Cross, Tracker e Creta

Fabricante chinesa inicia estratégia para conquistar público de SUVs compactos de entrada; confira todos os detalhes

Publicidade
BYD Yuan Pro chega com o título de SUV elétrico mais barato do Brasil
BYD Yuan Pro chega com o título de SUV elétrico mais barato do Brasil Foto: Divulgação/BYD

A BYD segue na sua abordagem agressiva no mercado brasileiro. Nesta quinta-feira (05), a marca apresentou o Yuan Pro, seu oitavo carro 100% elétrico à venda por aqui, que chega pensando em “ser o primeiro SUV elétrico dos brasileiros” e com preço de T-Cross e Creta, pode fazer barulho no mercado.

Como é o BYD Yuan Pro?

Medindo 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, o Yuan Pro tem porte similar a de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, os principais SUVs disponíveis no mercado brasileiro. 

O porta-malas é de 265 litros, podendo ser ampliado para 1.210 litros com os bancos traseiros rebatidos. Esse é o principal ponto de desvantagem do novato em relação aos demais SUVs, que contam com 422 litros (Creta), 420 litros (T-Cross) e 393 litros (Tracker). 

Visualmente, o Yuan Pro traz elementos que o conectam com o Yuan Plus como os faróis invadindo a parte lateral da carroceria e o BYD estampado em uma espécie de placa preta na dianteira.

BYD Yuan Pro
BYD Yuan Pro Foto: Divulgação/BYD

Na lateral, em nada lembra o SUV elétrico de nome parecido. O Yuan Pro aposta em linhas bem quadradas, mostrando uma grande semelhança com o Mercedes-Benz GLB e Citroën C3. Ao redor das rodas, as linhas são desenhadas para dar uma sensação de volume ao modelo, e os apliques na base das portas dão uma sensação de robustez.

Na traseira o destaque vai para o aerofólio, lanternas que percorrem toda a tampa do porta-malas e o para-choque traseiro, bem baixo e pouco pronunciado, o que pode ser perigoso em caso de pequenas colisões, já que obstáculos ou outros veículos não terão tanto contato com o para-choque e devem acertar diretamente a tampa de porta-malas.

Lanternas contam com desenho similar ao do BYD Dolphin
Lanternas contam com desenho similar ao do BYD Dolphin Foto: Divulgação/BYD

Cabine luxuosa e harmônica

O interior do Yuan Pro se destaca pelo bom nível de acabamento e linhas diferentes dos demais carros da marca. O painel de instrumentos é de LCD e conta com 8,8 polegadas e a central multimídia é de 12,8” e pode ser configurada tanto na vertical quanto na horizontal, uma marca registrada dos carros da BYD.

Interior é bem acabado com materiais macios ao toque
Interior é bem acabado com materiais macios ao toque Foto: Divulgação/BYD

Entre os demais itens internos estão ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular sem fio, GPS integrado, conexão com internet, comandos de voz e atualizações over the air para a central multimídia, que conta com karaokê integrado.

Todos os bancos são em couro e o motorista pode escolher entre seis opções de ajustes elétricos, enquanto o passageiro tem quatro zonas de ajustes. 

Tecnologia e segurança

De acordo com a BYD, o Yuan Pro é equipado com seis airbags (dois frontais, laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina) e conta ainda com pacote ADAS nível 1, que adiciona freios ABS com distribuição eletrônica de força, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, função autohold e monitor de pressão dos pneus.

Bancos na cor branca são destaques no interior do BYD Yuan Pro
Bancos na cor branca são destaques no interior do BYD Yuan Pro Foto: Divulgação/BYD

Potência, desempenho e recarga

As baterias Blade de 45,1 kWh de capacidade estão integradas ao chassi do veículo, o que beneficia no comportamento dinâmico do SUV. Com motor dianteiro, são 177 cv de potência máxima e 29,5 kgfm de torque. O alcance máximo é de 250 km na medição do Inmetro, mas no ciclo chinês, são até 380 km. É mais potência e torque que o Volkswagen T-Cross 1.4 TSI, por exemplo.

Porta-malas peca no espaço, mas traz estepe temporário
Porta-malas peca no espaço, mas traz estepe temporário Foto: Divulgação/BYD

Segundo a BYD, o modelo já chega com a função Vehicle to Load (que permite que a bateria forneça energia para outros equipamentos eletrônicos ativa. Entretanto, a marca não divulgou o tempo de recarga, apenas as potências máximas, de 6,6 kW em carregadores AC ou 60kW em equipamentos do tipo DC.

E quanto custa?

BYD Yuan Pro
BYD Yuan Pro brasileiro ficou devendo teto panorâmico, disponível na China Foto: Divulgação

O preço público do BYD Yuan Pro é de R$ 182.800, valores bem competitivos com os principais concorrentes já mencionados. A oferta dá direito à garantia de seis anos para o veículo e oito anos para a bateria, sem limite de quilometragem.