Proprietária de diversas marcas, a Stellantis reforçou seu compromisso com a Argentina, um mercado importante para o grupo. Nesta quinta-feira, foi anunciado o investimento de 385 milhões de dólares (cerca de 2,1 bilhões de reais) no complexo fabril de Córdoba.
Como o dinheiro será utilizado?
Segundo a Stellantis, o investimento será aplicado no desenvolvimento de uma nova família de veículos, novos componentes e um novo motor. Além disso, o quadro de funcionários será ampliado e a empresa se compromete a contratar 50% de mulheres para sua equipe.
Além disso, a empresa irá ainda usar parte desse valor para instalar um fornecedor estratégico na região, a Suramericana, facilitando a logística de produção dos novos modelos e motor.
Novo motor é mistério
Atualmente, a gama da Stellantis conta com motores de tamanhos e tecnologias diversas, todos fabricados no Brasil. Por aqui, a empresa passará a fabricar ainda motorizações híbridas de tecnologias variadas (híbrido-leve, pleno e plug-in), portanto, o propulsor argentino surge como mistério.
Atualmente, o único modelo produzido pela Stellantis em Córdoba é o Fiat Cronos, que apesar de estar longe da liderança no mercado brasileiro, se destaca na Argentina, sendo o carro mais vendido no país vizinho em 2024.
Novos modelos são surpresa
De acordo com o comunicado oficial, a Stellantis terá uma família completa de modelos fabricados em Córdoba nos próximos anos. Ainda não existem detalhes sobre quais carrocerias ou marcas serão produzidas por lá.
Entretanto, Peugeot e Citroën dificilmente serão as escolhidas, já que a Peugeot produz 208 e 2008 em El Palomar, também na Argentina, enquanto a produção da Citroën é concentrada em Porto Real (RJ).
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!