O grupo Stellantis anunciou que fará um aporte de R$ 2 bilhões na fábrica de Córdoba, na Argentina. O investimento será utilizado para a produção de uma nova família de veículos, além de um novo motor, o ciclo terá início em 2025 e tem planos para se encerrar em 2030.
A notícia foi divulgada por Martín Zuppi, presidente do conglomerado de marcas no país, em entrevista ao portal Cadena 3. Algumas horas depois, a empresa ainda divulgou planos para a imprensa brasileira. O executivo comentou que o aporte financeiro será utilizado para desenvolver uma nova família de produtos e um inédito motor, tanto para a Argentina quanto para exportação.
Quais picapes serão fabricadas a partir do investimento da Stellantis?
Zuppi informou que a nova linha de veículos de produção terá uma picape. O portal Autos Segredos cravou que se trata do Projeto KP1, que inclui a Fiat Titano e suas irmãs Peugeot Landtrek e Ram 1200. As caminhonetes são montadas no Uruguai no regime CKD (com peças prontas importadas), sem ter volume adequado para atender a totalidade da América Latina.
O presidente da Stellantis complementou dizendo que a picape não será a única novidade. O executivo explicou que “não é necessariamente um investimento em um modelo em particular, mas o que estamos fazendo é o desenvolvimento para que possamos fazer diferentes modelos dentro da fábrica. Isso é muito benéfico para a Stellantis porque permite à empresa alterar a produção no futuro e que estaremos preparados para o que vier como investimento”.
O executivo ainda citou o caso do Fiat Cronos, único modelo feito na planta de Córdoba, dizendo que ele vai bem no mercado argentino, mas que terão outros modelos. Na apresentação feita no Brasil, a Stellantis afirma que estes novos carros não utilizarão a plataforma MP-S do Cronos e nem a CMP dos Peugeot 2008 e Citroën C3, sendo feitos com uma nova arquitetura.
Picapes argentinas da Stellantis serão equipadas com novo propulsor
As três caminhonetes chegarão da Argentina equipadas com o novo motor 2.2 Turbo Diesel. O propulsor também será enviado ao Brasil e equipará Ram Rampage e Fiat Toro por aqui. As três novidades do país vizinho ainda contarão com câmbio automático ZF de oito velocidades.
O motor entrega cerca de 200cv de potência e o torque gira em torno dos 45kgfm. A vantagem é que o equipamento entrega força numa faixa de rotação mais baixa. As picapes Ram 1200, Peugeot Landtrek e Fiat Titano seguirão com o sistema de tração 4×2 e 4×4, com reduzida
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!