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Fiat Pulse híbrido: SUV compacto é flagrado em testes; confira

Modelo estreará sistema Bio-Hybrid apresentado pela Stellantis no ano passado. Fastback também receberá a tecnologia

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Fiat Pulse estreará sistema híbrido
Fiat Pulse estreará sistema híbrido Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O Fiat Pulse foi lançado no Brasil em 2021, chegando para ser o primeiro SUV compacto da fabricante italiana. Agora, o modelo estreará a tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis, como foi flagrado em testes. O grupo ainda oferecerá o sistema micro-híbrido (MHEV) para o modelo Fastback - os veículos recebem a novidade em suas versões Audace e Impetus.

O grupo que controla a fabricante anunciou os investimentos em modelos híbridos em 2023 e, em julho deste ano, utilizou o aniversário da planta em Betim (MG) para detalhar seu plano - serão investidos R$ 14 bilhões na fábrica até 2030. A unidade irá produzir os modelos equipados com sistemas híbridos e também os motores da família Firefly, que será eletrificada.

Como é o sistema que equipa o Fiat Pulse híbrido? 

A tecnologia MHEV, também chamada de BSG, conta com bateria de alta tensão de Lítio-Íon de 12V. O modelo será equipado com o motor 1.0 turbo T200, como adiantou o portal Autos Segredos, junto ao câmbio CVT. Para trabalhar junto ao conjunto mecânico, o sistema exige um novo alternador, troca de cabos elétricos, entre outros itens.  

A bateria do SUV compacto deve ser instalada no porta-malas ou embaixo do banco traseiro. O sistema Bio-Hybid possui um dispositivo elétrico multifuncional que substitui tanto o alternador quanto o motor de partida. O equipamento será capaz de fornecer energia mecânica e elétrica para carregar uma bateria adicional de íon-lítio de 12V, que opera em paralelo ao sistema elétrico convencional. 

A tecnologia BSG oferece potência de até 3KW. Dessa forma, melhoraria o desempenho dos modelos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid e reduziria o consumo de combustível dos SUVs compactos. A novidade ainda contribuiria para a redução de emissões de poluentes, atendendo os requisitos do Programa Proconve L8.

Atualmente, o motor a combustão do Fiat Pulse leva cerca de dois minutos para aquecer. A Stellantis tem planos para utilizar o propulsor elétrico do sistema para esquentar o catalisador, permitindo que o SUV compacto saia da fase fria catalítica para a catálise dos gases sem depender do motor a combustão. 

Potência do motor do Fiat Pulse será alterada?

O motor Turbo 200 continua entregando 130cv com etanol e 125cv quando abastecido com gasolina. O torque também não se altera e permanece nos 20,4kgfm para ambos os combustíveis. Porém, com a chegada do sistema Bio-Hybrid, pode ser que potência e torque tenham ganhos. A transmissão continuará sendo CVT, que simula sete marchas.

No futuro, o Fiat Pulse ainda pode receber o conjunto Turbo Flex 270 e câmbio automático de seis marchas. Apesar da integração de um novo sistema, o design do SUV compacto permanece o mesmo.

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