Não é recente o debate sobre a invasão chinesa no Brasil. As fabricantes orientais têm chegado com tudo no mercado brasileiro, com opções híbridas e eletrificadas, e desta forma obrigou as fabricantes locais a baixar seus preços na competição.
O início não foi bom, os carros não pareciam preparados para o nosso mercado. Mas com a chegada da BYD em fevereiro de 2022, o destaque cresceu, principalmente com a chegada do Dolphin, em 2023. Meses depois, em outubro, a greentech comprou a fábrica que era da Ford, em Camaçari, na Bahia.
E segue se destacando, não só no Brasil mas mundialmente. De acordo com dados da Yishe, a marca foi a terceira mais vendida no mundo em julho deste ano. A BYD comercializou metade da quantidade vendida pela japonesa Toyota, que ficou em primeiro lugar e pouco mais de 30.000 vendas atrás da Volkswagen, que ficou em segundo.
A BYD foi a única chinesa entre os 10 primeiros, vendeu 315.600 carros em julho, enquantoa Toyota vendeu 621.200 e a Volkswagen 346.200.
Posição | Montadora | Número de vendas em julho |
1. | Toyota | 651,200 |
2. | Volkswagen |
346,200 |
3. | BYD | 315,600 |
4. | Honda | 280,800 |
5. | Ford | 265,400 |
6. | Hyundai | 245,900 |
7. | Suzuki | 228,400 |
8. | Nissan | 218,300 |
9 | Kia | 199,000 |
10. | Chevrolet | 198,600 |
11. | Mercedes Benz | 139,700 |
12. | BMW | 139,400 |
13. | Tesla | 112,400 |
14. | Audi | 111,000 |
15. | Mazda | 94,200 |
16. | Fiat | 72,600 |
17. | Subaru | 72,200 |
18. | Chery | 71,100 |
19. | Jeep | 64,100 |
Nem tudo são flores
Mas apesar dos números surpreenderam, é preciso lembrar que a BYD só conseguiu ficarem oitavo lugar de janeiro a julho, com base em vendas de 1.714.100. As vendas de carros chineses tendem a ser mais concentradas no segundo semestre do ano, e será interessante observar se as classificações gerais das marcas chinesas aumentaram até dezembro.
No entanto, os dados atuais indicam que, apesar da robustez do mercado de carros chinês, ele ainda é relativamente fragmentado.
Além da BYD, não há uma marca chinesa que sedestaque de maneira significativa no cenário global. Se os carros chineses realmente forem dominar o mercado mundial, deveríamos observar pelo menos uma ou duas outras marcas no top dez, além da BYD.
Posição | Montadora | Acumulado até julho de vendas |
1. | Toyota | 4,594,000 |
2. | Volkswagen | 2,613,600 |
3. | Honda | 2,078,200 |
4. | Ford | 2,037,300 |
5. | Hyundai | 1,879,900 |
6. | Suzuki | 1,770,500 |
7. | Nissan | 1,721,700 |
8. | BYD | 1,714,100 |
9. | Kia | 1,484,000 |
10. | Chevrolet | 1,407,800 |
11. | BMW | 1,133,400 |
12. | Mercedes Benz | 1,068,400 |
13. | Tesla |
915,100 |
14. | Audi | 882,500 |
15. | Renault | 719,000 |
16. | Mazda | 665,700 |
17. | Fiat | 635,100 |
18. | Geely | 577,700 |
19. | Jeep | 538,100 |