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Toyota deixará de produzir um terço de veículos elétricos até 2026 em novo plano global

Montadora japonesa ajusta suas expectativas em meio à desaceleração das vendas de carros elétricos

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Toyota deixará de produzir um terço de veículos elétricos até 2026 em novo plano global
Toyota deixará de produzir um terço de veículos elétricos até 2026 em novo plano global Foto: Toru Hanai/REUTERS

A Toyota está considerando uma revisão em suas metas globais para a produção de veículos elétricos até 2026, reduzindo a previsão anterior em um terço, de acordo com informações divulgadas pelo jornal asiático Nikkei. 

A decisão reflete uma tendência recente entre as montadoras globais, que estão reconsiderando seus planos para o mercado de carros elétricos devido ao ritmo de adoção mais lento do que o esperado pelos consumidores.

Inicialmente, a Toyota planejava fabricar 1,5 milhão de carros elétricos até 2026. No entanto, com a revisão, a empresa projeta agora a produção de 1 milhão de unidades. 

Apesar disso, a montadora reafirmou seu compromisso com metas mais amplas, declarando que sua intenção continua sendo alcançar 1,5 milhão de veículos elétricos anuais até 2026 e 3,5 milhões até 2030. 

Esses números, porém, são considerados mais como referenciais para os acionistas, e não como objetivos fixos, segundo afirmou a própria Toyota em comunicado.

Essa nova meta representa um desafio bem grande para a montadora japonesa, que historicamente tem apostado mais em tecnologias híbridas. 

Fachada de fábrica da Toyota no Brasil com céu ao fundo.
Toyota deixará de produzir um terço de veículos elétricos até 2026 em novo plano global Foto: Toyota/Divulgação

Em 2023, a Toyota vendeu cerca de 104 mil veículos totalmente elétricos, o que corresponde a apenas 1% de suas vendas globais, conforme divulgado pela Reuters. 

O foco da empresa sempre foi o desenvolvimento de híbridos, segmento no qual se consolidou como líder, diferentemente de outras montadoras, principalmente as chinesas, que investem pesado em elétricos desde o início.

A mudança de postura da Toyota acompanha um movimento mais amplo da indústria automotiva global. A montadora sueca Volvo, por exemplo, recentemente ajustou seus planos de eletrificação. A empresa, que havia estabelecido o objetivo de ser totalmente elétrica até 2030, admitiu que ainda terá modelos híbridos em sua linha após essa data.

Nos Estados Unidos, gigantes do setor como Ford e General Motors também enfrentam dificuldades com o mercado de elétricos. Algumas dessas empresas optaram por adiar ou cancelar o lançamento de novos modelos, uma vez que a demanda pelos elétricos não cresceu no ritmo inicialmente previsto.