x
UAI
De fazer inveja!

BYD apresenta versão híbrida de sedan com consumo de combustível impressionante

BYD Han DM-i chega às lojas chinesas fazendo mais de 25 km/l

Publicidade
BYD Han híbrido chinês surpreende pelo baixo consumo de combustível
BYD Han híbrido chinês surpreende pelo baixo consumo de combustível Foto: Divulgação/BYD

O baixo consumo de combustível é o sonho de diversos motoristas, até por isso, muitos estão optando por carros com motorização híbrida, que prometem ser mais eficientes e médias de consumo mais baixas, rodando mais quilômetros consumindo menos gasolina. Na China, a BYD apresentou uma nova versão do sedan Han, que promete fazer mais de 25 km/l.

A versão DM-i PHEV do Han aproveita a tecnologia DM-i já aplicada em outros carros da fabricante chinesa disponíveis no Brasil. Essa versão não é novidade no mercado chinês, mas ganhou novidades na linha 2025 como nova cor e novos detalhes visuais.

A grande estrela da companhia é o motor 1.5 turbo de 156 cv de potência, que funciona aliado ao propulsor elétrico de 271 cv de potência. Segundo a imprensa chinesa, o Han híbrido é de 3,8 litros por 100 km, o que convertido, significa 26,3 km/l, considerando o ciclo de medição local. Ao todo, é possível rodar 1.350 km com um tanque de combustível e as baterias completas.

A tecnologia híbrida da BYD prioriza sempre o uso do propulsor elétrico para mover o veículo, com o motor a combustão funcionando como gerador de energia para as baterias na maior parte do uso. Em condições específicas, o propulsor térmico entra em ação para auxiliar a mover as rodas.

No Brasil, a BYD já oferece a tecnologia DM-i, mas com números de consumo bem mais modestos, segundo o Inmetro. O Song Plus DM-i consegue 15,1 km/l na cidade; o BYD King, por sua vez, registra médias de 16,8 km/l. O BYD Song Pro ainda não foi submetido pelos testes do Inmetro.

No Brasil, Han é exclusivamente elétrico

BYD HAN EV 2022 sedan elétrico vermelho de frente em movimento no asfalto
BYD HAN EV brasileiro tem dianteira mais simples Foto: BYD/Divulgação

Por aqui, o Han foi o segundo carro a ser comercializado pela marca chinesa e segue oferecido somente na versão elétrica. Custando R$ 539.990, o modelo oferece 349 km de alcance total e entrega 517 cv de potência total, combinando dois motores elétricos.

Na China, o Han 2025 100% elétrico recebeu para-choques e rodas novas, bem como sensor Li-Dar para aprimorar os sistemas de condução autônoma. Entretanto, é pouco provável que o mercado brasileiro receba essas novidades, já que o volume de vendas do Han por aqui é bem pequeno. De acordo com a Fenabrave, entre janeiro e agosto foram apenas 34 unidades emplacadas.