A Citroën mostrou de forma oficial a primeira imagem do seu próximo lançamento no mercado brasileiro, o Basalt. A novidade chega ainda este ano e, segundo a Citroën, será responsável por trazer as linhas cupês para segmentos acessíveis, o que pode antecipar o posicionamento do modelo.
Derivado do Citroën C3, o Basalt usará a plataforma CMP, a mesma usada pelo hatchback e pelo Aircross. Inicialmente, esperava-se que o SUV Cupê trouxesse aprimoramentos em termos de conforto e um pacote de equipamentos mais rico, entretanto, a menção do termo acessível de forma repetida, dá a entender que o foco do Basalt será o preço.
O visual será muito próximo do apresentado pelo conceito Basalt Vision, mostrado no início de 2024 e também do modelo já vendido na Índia. Por lá, o Basalt conta com interior mais refinado, faróis full-LED e ar-condicionado digital.
Ainda não é possível afirmar que o Basalt nacional, produzido em Porto Real (RJ) contará com esses equipamentos. Dos modelos flagrados em testes, alguns contavam com o ar-condicionado digital, mas ficavam devendo, por exemplo, os faróis em LED. Considerando o apelo da Citroën em tornar o modelo acessível, as luzes devem ser as tradicionais halógenas.
Quando o Citroën Basalt será apresentado?
Segundo revelado em coletiva na última semana, a Stellantis terá ainda três lançamentos em 2024. O primeiro deles deverá ser justamente o Basalt, com Fiat Pulse híbrido chegando na sequência, provavelmente, junto do Fastback com a tecnologia eletrificada.
O que sabemos sobre o Citroën Basalt?
Até o momento, o que se sabe sobre o SUV Cupê da Citroën é que ele chegará para completar a família C-Cubed e substituir o C4 Cactus, que deixará de ser fabricado no fim deste ano. O modelo será equipado com os motores 1.0 Firefly de três cilindros de 75 cv e 10,7 kgfm de torque no etanol, ou 71 cv e 10 kgfm de torque na gasolina e transmissão manual de cinco velocidades.
As opções topo de linha contarão com o motor 1.0 turbo (T200) de 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina. O torque, independente do combustível, é de 20,4 kgfm entregues logo em 1.750 giros. As unidades turbinadas contarão somente com a transmissão automática do tipo CVT, que simula 7 marchas.
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