Há quem não goste de comprar carros fora de linha e há quem pague para fabricarem o carro que desejam. Essa segunda opção foi o caso do arquiteto e designer italiano Luca Trazzi, que se tornou o proprietário do terceiro 911 Speedster da geração 993 no mundo, mesmo 26 anos após o fim da linha de produção do modelo.
“No começo, eu não conseguia encontrar o carro que eu sonhava, então decidi criá-lo para mim”. Essa frase de Ferdinand “Ferry” Porsche, fundador da marca, resume bem a divisão “Sonderwunsch”, especializada em criar modelos idealizados por clientes.
A novidade se junta à uma unidade criada em 1995 para comemorar os 60 anos de Ferdinand Alexander “Butzi” Porsche, filho do fundador da marca, e uma unidade de 2001 encomendada pelo comediante Jerry Seinfeld.
Inicialmente, o carro era um 911 Carrera Cabriolet 1994 comum, mas foi completamente modificado pela Porsche. O proprietário participou ativamente do desenvolvimento do modelo, oferecendo desenhos com suas ideias. O modelo é o único Speedster do mundo a contar com uma capota que cobre o aplique plástico tradicional das versões Speedster e foi desenhada pelo proprietário.
Além disso, a unidade recebeu um parabrisa diferenciado, um para-choque exclusivo, retrovisores com desenho cônico, asas laterais com visual das versões Turbo e até mesmo faróis de LED. As rodas também são as mesmas do 911 Turbo da época e ganharam a pintura preta com um detalhe amarelo, mesma cor do veículo.
A cor amarela é um tom exclusivo que tem uma história interessante. O tom é exclusivo e foi desenvolvido a pedido do proprietário para homenagear seu cão de estimação chamado Otto, nascendo então o Otto Yellow.
A cabine também recebeu um cuidado especial e é revestida em couro preto com costuras dos bancos em amarelo, mesma cor do detalhe em xadrez no centro dos assentos. A parte traseira dos assentos é feita em fibra de carbono, bem como as soleiras, que trazem o nome “Speedster LT”, as iniciais do proprietário, e ainda são iluminadas.
O cuidado da Porsche é tão grande que os puxadores das portas foram retrabalhados, bem como o painel de instrumentos e até o rádio foi modificado e agora o 993 conta com o sistema de rádio moderno da Porsche, que adiciona Apple Car Play, mas mantendo o visual clássico da cabine.
O motor não poderia ter sido deixado de lado e claro, a parte mecânica foi totalmente retrabalhada, com a unidade recebendo direção, motor e freios do Carrera RS, que era equivalente às versões GT3 da época. O propulsor deixou de ser o 3.0 de 272 cv e foi trocado pelo 3.8 de 304 cv de potência com transmissão manual de seis marchas.
A Porsche não divulgou o preço pago pelo modelo.
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