Que as motocicletas estão muito presentes no trânsito brasileiro é um fato, mas o novo estudo realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mostrou que nos estados do Norte e Nordeste, esses veículos apresentam uma elevada participação, chegando a incríveis 59,7% da frota de veículos do Maranhão.
Segundo o levantamento, São Paulo é o estado com a maior quantidade de motocicletas emplacadas. Na sequência, aparecem Minas Gerais com 3,5 milhões, Bahia com 2 milhões e Ceará com 1,9 milhões de motocicletas, motonetas e ciclomotores registrados.
Entretanto, considerando a frota total, São Paulo tem 21% de sua frota composta por esses veículos. Na proporção, o Maranhão lidera com 59,7% dos veículos emplacados sendo motocicletas, motonetas e ciclomotores, seguido do Piauí com 55%, Pará com 54,5%, Acre com 53,1% e Rondônia com 51,2%.
O estudo aponta que a alta predominância desses veículos nos estados do Norte e Nordeste está diretamente ligada a fatores econômicos, geográficos e culturais.
Em São Paulo, a frota de motocicletas, motonetas e ciclomotores representa apenas 21% de todos os veículos emplacados, enquanto em Minas Gerais, esse número sobe para 26%. As menores proporções são no Distrito Federal (13%) e Rio Grande do Sul (18%).
Frota tende a crescer ainda mais
O estudo apontou que as motocicletas representam 28% do total da frota nacional de veículos, mas a expectativa é que esse número suba para 30% nos próximos seis anos, caso a tendência de crescimento seja mantida. Atualmente, a base de dados do Renavam conta com 27,7 milhões de motocicletas registradas, 6 milhões de motonetas e 504 mil ciclomotores, totalizando 34,2 milhões de veículos.
Considerando a fabricação dos veículos, a maior frequência na frota brasileira de duas rodas são de unidades fabricadas em 2008, com 2,2 milhões de unidades. Na sequência estão 2011 (2,1 mi), 2007 (1,8 mi) e 2010 com 1,7 millhão.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!