A Volkswagen aproveitou o Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (13) para apresentar a oitava geração do Golf, que pode ser vendido por aqui em breve. Entretanto, o hot hatch ficou em segundo plano, já que a marca anunciou seu próximo modelo inédito, ainda sem nome definido.
Conhecido somente como projeto A0, uma referência à plataforma MQB A0, a mesma utilizada no Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e que também será usada no novo modelo. O novo SUV foi mostrado sob uma cortina de LED que impossibilita ver grandes detalhes.
Apesar disso, foi possível ver o modelo, melhor a olho nu do que nas fotos. O porte será próximo ao de Kardian e Pulse, mas de acordo com o marketing da Volkswagen, o "A0" será responsável por inaugurar um novo segmento no mercado.
Além disso, uma campanha interativa permite que os visitantes tentem adivinhar o nome do novo SUV, que terá até cinco letras, através de uma tela touch.
Os faróis contam com luzes de rodagem diurna em LED posicionadas na parte superior, o que dá ao SUV uma certa familiaridade com os demais modelos da Volkswagen atualmente.
Na traseira, foi possível observar que as lanternas, que parecem ser de LED, contam com contorno em preto, sendo, portanto, influenciadas pelo T-Cross e Nivus.
Mas ao contrário do T-cross e possivelmente do Nivus reestilizado, o “A0” não terá as lanternas interligadas. O Desenho lembra até o Nivus atual.
Na lateral a influência é clara, o contorno das portas mostra que o desenho é exatamente o mesmo apresentado pelo SUV compacto, também desenvolvido a partir da plataforma MQB A0 na Índia, onde será vendido pela Skoda.
O interior, de acordo com José Carlos Pavone, designer-chefe do Grupo Volkswagen na América do Sul, será completamente inédito. Segundo o designer, o departamento criativo da Volkswagen do Brasil teve liberdade total para desenhar o carro em todos os detalhes.
QUANDO CHEGA?
Segundo a Volkswagen, o modelo será lançado em 2025, ainda sem data definida. É bem provável que o modelo esteja em fase avançada de desenvolvimento, bem como seu “primo” indiano, Skoda Kylaq.
O modelo faz parte da estratégia de 16 novos lançamentos da marca até 2028 com o investimento de R$ 16 bilhões feito pela marca no país.
QUAL SERÁ O MOTOR?
Ainda é muito cedo para pensar na motorização, entretanto, considerando que a novidade usa plataforma MQB A0, os motores 1.0 aspirado e 1.0 TSI não devem ser descartados.
É bem provável que a novidade seja a responsável por promover a estreia do conjunto mecânico híbrido nacional da Volkswagen, entretanto, ainda é muito cedo para afirmar isso.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!