O Basalt será a grande aposta da Citroën para 2025, mas deve ser lançado ainda em 2024. Criando uma expectativa sobre o modelo, a fabricante francesa soltou uma nota confirmando que a novidade será equipada com motor 1.0 Turbo (T200), bem como produzido no Brasil, mais precisamente em Porto Real (RJ).
O Basalt complementa o projeto C-Cubed, sendo o terceiro e último modelo derivado desse projeto. Inicialmente anunciado em 2021, a família deveria contar com um compacto, um SUV e um sedan. O compacto (C3) e o SUV (Aircross) já foram lançados, mas o sedan teve seu projeto alterado por consequências de mercado, e será o SUV cupê Basalt.
Os rumores apontam que o Basalt contará com motor aspirado 1.0 firefly de 77 cv e 10,9 kgfm de torque e câmbio manual de cinco marchas nas versões mais acessíveis. As unidades com motor turbo serão oferecidas somente com transmissão automática do tipo CVT.
O que esperar do Basalt?
A expectativa era de que o Basalt corrija falhas apresentadas por C3 e Aircross, muito criticados pelo acabamento pobre. Segundo os flagras obtidos nos últimos meses, a grande novidade do modelo será apenas o ar-condicionado digital nas versões mais caras. O interior deverá contar exatamente com o mesmo acabamento do Aircross, com mudanças talvez na cor das peças plásticas.
Quando chega?
Ainda não há confirmação sobre o lançamento do Citroën Basalt no mercado brasileiro, mas considerando a frequência com que a Citroën está soltando novidades sobre o modelo, o lançamento está próximo e sua chega às lojas deve ocorrer no início de 2025.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!