As grandes críticas do BYD Dolphin Mini no seu lançamento eram sobre o preço - acima dos especulados R$ 100 mil -, a suspensão traseira e por comportar apenas quatro passageiros. A BYD agiu rápido e em apenas cinco meses, trouxe a aguardada versão de cinco lugares do compacto, que fechou agosto na segunda posição nas vendas.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a versão de quatro lugares do Dolphin Mini segue liderando as vendas. Em Julho, quando as vendas começaram, foram 183 unidades do modelo de cinco lugares contra 1.305 do Dolphin Mini de quatro lugares.
Já em agosto, com mais unidades em estoque, o número de vendas melhorou para 1.114 unidades do Dolphin Mini com cinco lugares, o suficiente para conquistar a segunda posição entre os 100% elétricos, mas 68 unidades atrás da versão com quatro assentos.
Somando as duas versões, o Dolphin Mini foi o eletrificado mais vendido do país. Ao todo, foram 2.296 unidades vendidas, superando o BYD Song Plus (1.474) e Corolla Cross XRX Hybrid (1.065).
BYD Domina o mercado de eletrificados
Entre os mais vendidos, a BYD possui larga vantagem no segmento de elétricos e híbridos. Foram 6.708 unidades emplacadas pela fabricante chinesa, contra 2.494 da GWM, bem acima das 1.736 unidades da Toyota e 848 emplacamentos da Volvo.
Dos 6.708 carros vendidos pela BYD, 3.808 foram modelos exclusivamente elétricos, portanto, 56,7% das vendas da marca chinesa são de modelos 100% elétricos.
Destaque no Distrito Federal
Segundo Thiago Parísio, do Motor1.com, considerando apenas os dados do Distrito Federal, o Dolphin Mini vendeu 354 unidades, o suficiente para se manter na liderança do mercado, com 39 unidades à frente da Fiat Strada, que é o automóvel mais vendido do país. Ainda no DF, o BYD Song ocupou a terceira posição do ranking, com 255 unidades vendidas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!