A Câmara dos Deputados aprovou na última semana o texto-base do projeto que irá modificar os combustíveis vendidos no Brasil. Batizada de Combustível do Futuro, a proposta pretende ampliar a porcentagem de etanol na gasolina, fazendo o índice subir de 27,5 % para até 35% , mas como isso afeta o seu carro?
Como é a mistura de etanol na gasolina hoje?
Obrigatoriamente, a gasolina precisa contar com agentes antidetonantes para evitar que a mistura ar-combustível entre em combustão fora do momento ideal. Atualmente, a gasolina brasileira conta com o etanol como dispositivo antidetonante e a proporção é de, no mínimo, 18%, chegando a até 27,5%.
O que a proposta dos deputados muda?
Segundo o projeto dos combustíveis do futuro, o novo índice passaria a ser no mínimo 27%, podendo chegar a até 35% de etanol no litro de gasolina.
Como mais etanol na gasolina afeta seu carro?
Naturalmente, o impacto mais sentido pelos motoristas será o aumento do consumo, afinal, o etanol é um combustível com menos poder calorífico que a gasolina, portanto, menos eficiente. Na prática, com maior porcentagem de etanol na gasolina, menos quilômetros o motorista conseguirá percorrer com um litro.
Em carros mais antigos, ou mesmo importados, que aceitam somente gasolina, o problema deve ser amplificado, muito além do consumo de combustível acentuado. Os motores desses veículos não foram projetados para rodar com tanta porcentagem de etanol, que naturalmente, já é um combustível mais corrosivo que a gasolina.
Em termos práticos, isso pode significar maior desgaste em componentes mecânicos do veículo como bomba de combustível, linha de combustível e em alguns casos, até as bombas responsáveis por pressurizar o combustível no motor.
Mas por que adicionar mais etanol na gasolina?
Com programas de emissão de poluentes cada vez mais restritivos, os motores precisam ser cada vez menos poluentes, e isso passa também pelos combustíveis. A adição de etanol faz com a gasolina se torne um pouco menos poluente.
Essas novas medidas estimulam a adoção de motores híbridos, bem como unidades com menor capacidade volumétrica.
Outros combustíveis também terão mudanças
A proposta determina ainda que o teor de biodiesel no diesel passe dos atuais 14% para 15% ano que vem, até atingir 20% em 2030. O projeto ainda busca obrigar as companhias aéreas a contar com combustível de avião sustentável (SAF) para reduzir a emissão de poluentes pelas aeronaves. A meta é que em 2037 as emissões desses veículos sejam reduzidas a 10%.
O projeto agora segue para a sanção do presidente da república.
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