A Volkswagen Amarok 2025 foi apresentada na América do Sul com uma grande atualização visual, mas em termos de plataforma, motorização e interior, a picape apresentou poucos detalhes como novidade. Isso pode ter feito a Volkswagen se mexer e os colegas do Motor1.com afirmam que a marca está trabalhando em uma nova picape com ajuda dos chineses da SAIC.
Conhecido como projeto Patagonia, o novo veículo está sendo estudado para ser produzido em General Pacheco, na Argentina, onde a atual geração da Amarok é produzida. Os rumores têm origem no Brasil, que é o país que abriga o Centro de Design e Desenvolvimento da Volkswagen e podem adiantar o futuro da Volkswagen.
Parcerias não são novidades
A Volkswagen está acostumada a parcerias quando o assunto são picapes médias. Em 1995 foi lançada a Taro, que nada mais era que uma Hilux rebatizada com o logotipo da marca alemã. A segunda geração da Amarok, lançada em 2022 na Europa, compartilha plataforma e até mesmo a fábrica da África do Sul com a Ford Ranger.
Por conta de uma proibição da Ford, a segunda geração da Amarok não pôde ser produzida nem comercializada por aqui, o que forçou a Volkswagen a reestilizar sua picape média.
Fiat Titano também é fruto de parceria com marca chinesa
A primeira picape média da Fiat também usou a mesma estratégia da Volkswagen, mas nesse caso, a responsável foi a Peugeot, que já era parceira da Changan na China. Após a fusão entre PSA e Stellantis, a picape foi lançada no Brasil como Fiat Titano.
Parceria de 40 anos
Volkswagen e SAIC são parceiros comerciais na China desde 1984, quando os alemães se juntaram aos chineses para iniciar sua operação no país. Atualmente, a SAIC oferece a picape Maxus T90, vendida com motores turbodiesel e elétricos.
A parceria deve acontecer nos mesmos moldes da que a Volkswagen possui com a Ford e tratar de compartilhamento de tecnologia e divisão de custos de desenvolvimento.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!