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Solução acertada?

Volkswagen pode repetir estratégia da Titano para fazer nova picape média

Novidade pode chegar como nova versão da Amarok exclusiva para Ásia e Américas graças a parceria com empresa chinesa

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Volkswagen Amarok 2025
Volkswagen Amarok 2025 Foto: VW/Divulgação

A Volkswagen Amarok 2025 foi apresentada na América do Sul com uma grande atualização visual, mas em termos de plataforma, motorização e interior, a picape apresentou poucos detalhes como novidade. Isso pode ter feito a Volkswagen se mexer e os colegas do Motor1.com afirmam que a marca está trabalhando em uma nova picape com ajuda dos chineses da SAIC.

Conhecido como projeto Patagonia, o novo veículo está sendo estudado para ser produzido em General Pacheco, na Argentina, onde a atual geração da Amarok é produzida. Os rumores têm origem no Brasil, que é o país que abriga o Centro de Design e Desenvolvimento da Volkswagen e podem adiantar o futuro da Volkswagen.

Parcerias não são novidades

A Volkswagen está acostumada a parcerias quando o assunto são picapes médias. Em 1995 foi lançada a Taro, que nada mais era que uma Hilux rebatizada com o logotipo da marca alemã. A segunda geração da Amarok, lançada em 2022 na Europa, compartilha plataforma e até mesmo a fábrica da África do Sul com a Ford Ranger.

Por conta de uma proibição da Ford, a segunda geração da Amarok não pôde ser produzida nem comercializada por aqui, o que forçou a Volkswagen a reestilizar sua picape média.

Fiat Titano também é fruto de parceria com marca chinesa

Peugeot Landtrek verde vista de trás em movimento na estrada.
Peugeot Landtrek passou por um rebadge e se tornou Fiat titano Foto: Peugeot / Divulgação

A primeira picape média da Fiat também usou a mesma estratégia da Volkswagen, mas nesse caso, a responsável foi a Peugeot, que já era parceira da Changan na China. Após a fusão entre PSA e Stellantis, a picape foi lançada no Brasil como Fiat Titano.

Parceria de 40 anos

Volkswagen e SAIC são parceiros comerciais na China desde 1984, quando os alemães se juntaram aos chineses para iniciar sua operação no país. Atualmente, a SAIC oferece a picape Maxus T90, vendida com motores turbodiesel e elétricos.

Desenvolvida pela SAIC, Maxus T90 conta com versões diesel e 100% elétricas
Desenvolvida pela SAIC, Maxus T90 conta com versões diesel e 100% elétricas Foto: Divulgação

A parceria deve acontecer nos mesmos moldes da que a Volkswagen possui com a Ford e tratar de compartilhamento de tecnologia e divisão de custos de desenvolvimento.