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Lecar Model 459 : Tesla brasileiro é flagrado no Brasil com visual esquisito e polêmico

Sedã foi fotografado em um estacionamento e revela visual bem fora do comum

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Lecar Model 459 : Tesla brasileiro é flagrado no Brasil com visual esquesito e polêmico
Lecar Model 459 : Tesla brasileiro é flagrado no Brasil com visual esquesito e polêmico Foto: Reprodução/@carsbysfs/Instagram

A Lecar, empresa do brasileiro Flávio Figueiredo Assis, teve seu primeiro modelo, o Model 459, flagrado em um estacionamento em Barueri (SP). O veículo, que a empresa pretende lançar em 2026, aparece em sua versão protótipo. Originalmente concebido como elétrico, o modelo passou por uma mudança de planos e agora será lançado como híbrido.

O design do Model 459 chama atenção por ser bem diferente do convencional. Muitas críticas surgiram em relação à dianteira, que apresenta um visual polêmico, baixo e com faróis largos. O para-choque, com formato triangular nas laterais, também não agradou a muitos.

Já a traseira tem um aspecto um pouco mais familiar, lembrando o Renault Symbol. As fotos foram divulgadas pelo perfil do Instagram Placa Verde e Abandonados.br.

No entanto, para aqueles que não gostaram do visual, há uma boa notícia: este é apenas um protótipo antigo. A empresa já divulgou um esboço da versão híbrida do Model 459, que traz um design mais moderno e limpo, inspirado em modelos da Tesla e Volvo.

Lecar Model 459 : Tesla brasileiro é flagrado no Brasil com visual esquesito e polêmico
Lecar Model 459 : Tesla brasileiro é flagrado no Brasil com visual esquesito e polêmico Foto: Reprodução/@carsbysfs/Instagram

Essa influência da Volvo não é por acaso, já que a Lecar está em um joint venture com a Geely, dona da Volvo, e a Renault. O motor do novo Model 459 será um conjunto híbrido, utilizando o mesmo propulsor a combustão do Renault Kardian.

Esse motor 1.0 turboflex de três cilindros gera 122 cv e 22,4 kgfm de torque. O motor elétrico, posicionado no eixo traseiro, oferece 163 cv e 26,3 kgfm de torque. O motor a combustão funcionará como gerador para as baterias, enquanto o motor elétrico será responsável por movimentar as rodas, semelhante ao sistema usado pela Honda.

Segundo a Lecar, o conjunto permitirá que o Model 459 acelere de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. A bateria de 18,4 kWh garantirá uma autonomia total de 1.000 km, sendo 100 km em modo puramente elétrico.

Em termos de dimensões, o Model 459 terá 4,35 metros decomprimento, 1,82 metros de largura, 1,52 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,70 metros, similar à de um Toyota Corolla. O porta-malas terá capacidade para 530 litros.

QUEM É A LECAR E COMO SURGIU?

A Lecar foi fundada pelo empresário Flávio Figueiredo Assis, que se autodenomina o “Elon Musk brasileiro”. A empresa foi apresentada ao público em dezembro de 2023 e, desde então, tem dado passos firmes em direção à concretização de seus projetos.

Durante uma coletiva de imprensa, a montadora anunciou um investimento de R$ 870 milhões para produzir 120 mil veículos por ano e gerar diversos postos de trabalho, diretos e indiretos. 

Desses recursos, R$ 240 milhões serão destinados às instalações e R$ 630 milhões à automação da linha de montagem. A fábrica será construída em Sooretama, no Espírito Santo, a 119 km da capital Vitória.

Fábrica da Lecar no Espírito Santo
Fábrica da Lecar no Espírito Santo Foto: Divulgação/Lecar

O investimento será financiado com recursos próprios e de investidores, mas a montadora ainda busca apoio de bancos públicos e privados, como BNB, Bandes, BNDES, Finep e Sudene. Antes de escolher o Espírito Santo, a empresa considerou outros estados, como Rio Grande do Sul e São Paulo. 

A escolha por Sooretama foi estratégica, devido à proximidade com o aeroporto de Linhares (25 km) e o complexo portuário do Espírito Santo (100 km), responsável por 23% das exportações e importações do Brasil.