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Eletrificada

Ford Ranger híbrida plug-in chega na Europa; seria uma boa para o Brasil?

Ford apresenta oficialmente versão híbrida da Ranger; modelo é mais potente que versão V6 turbodiesel

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Ranger Plug-in Hybrid
Ranger Plug-in Hybrid Foto: Ford/ Divuulgação

A inevitável fase de eletrificação chegou nas picapes. Se modelos 100% elétricos já existem na Europa e Estados Unidos, a Ford, uma das pioneiras em eletrificação nesse segmento, levou para o Velho Continente a Ranger híbrida.



Estreando a motorização eletrificada, a Ranger PHEV ostenta motor 2.3 Ecoboost a gasolina e um motor elétrico de 75 kW e baterias de 11,8 kWh. Combinados, os dois motores entregam 279 cv de potência e 70,3 kgfm de torque. É mais potência e torque que o motor V6 turbodiesel oferecido pela Ranger no Brasil, que entrega 250 cv e 61,1 kgfm.

A opção híbrida é oferecida nas variantes XLT (intermediária) e Wildtrak, topo de linha. Haverá ainda a inédita versão Stormtrak, vendida somente com o conjunto híbrido, que traz um tom cinza esverdeado como destaque, bem como rodas exclusivas e outros elementos de design.

Pintura exclusiva e calotas são exclusividade da versão Stormtrak
Pintura exclusiva e calotas são exclusividade da versão Stormtrak Foto: Divulgação/Ford

Exclusividades elétricas

O modelo híbrido da Ranger contará com Ford Pro Power Onboard, que é basicamente a função V2L em demais carros elétricos. Isso permite que diversos equipamentos elétricos sejam ligados no veículo e sejam abastecidos pela energia das baterias.

Tecnologia V2L é um dos destaques da Ranger Híbrida
Tecnologia V2L é um dos destaques da Ranger Híbrida Foto: Divulgação/Ford


Por ser um modelo oficialmente vendido pela divisão profissional da Ford na Europa, o foco das imagens comerciais são de ferramentas voltadas para o trabalho utilizando a função, mas  diversos outros equipamentos como eletrodomésticos podem ser ligados.

Apenas em modo elétrico, a Ranger híbrida pode rodar até 50 km em modo exclusivamente elétrico.

A Ford não divulgou detalhes como a capacidade de carga, mas informou que a capacidade de reboque é de 3,5 toneladas, bem superior aos 2.240 kg que a Ranger Limited V6 permite.

Chega ao Brasil?

Ainda não há movimentações da Ford brasileira de trazer a Ranger híbrida para o nosso mercado. Atualmente, a marca oferece a Maverick híbrida por R$ 239.500. Na Europa, a Ranger híbrida Plug-In chegará por 62.225 euros, o equivalente a R$ 379.397. Em alguns países, a versão esportiva da Ranger, a Raptor, é vendida por 60 mil euros, e no Brasil o modelo custa R$ 469.700.


Considerando esses valores, 380 mil pela Ranger híbrida faria sentido, já que a Limited com o pacote opcional custa R$ 352 mil. A picape poderia chegar como resposta à BYD Shark, que está programada para desembarcar por aqui entre o fim de 2024 e início de 2025.