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Vai fazer sucesso?

GAC Motor anuncia operação no Brasil investindo 5,4 bilhões de reais

Fabricante chega para brigar com as já consolidadas BYD e GWM e busca espaço contra as novatas Omoda, Jaecoo e Zeekr; conheça os carros da fabricante

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GAC Aion Y
GAC Aion Y Foto: Divulgação

Mais uma marca chinesa está desembarcando no mercado brasileiro, dessa vez é a GAC Motor. Uma das grandes fabricantes do país asiático anunciou sua chegada ao Brasil através da página oficial no LinkedIn.


Chegada já era esperada


A GAC não chegou no Brasil “do nada”. Representantes da marca estiveram reunidos com o vice-presidente Geraldo Alckmin em julho, quando anunciaram o investimento de 1 bilhão de dólares (R$ 5,4 bi) nos próximos cinco anos no mercado brasileiro.


O investimento bilionário será para a criação de uma fábrica, centro de pesquisa e desenvolvimento, centro de distribuição de peças. 

"É com grande entusiasmo que anunciamos a chegada da GAC Motor Brasil ao mercado nacional! Somos uma empresa automotiva chinesa com paixão por inovação, tecnologia e design.

Trazemos conosco uma rica história de sucesso e a determinação de oferecer aos brasileiros veículos de alta qualidade, seguros e um excelente suporte ao cliente.

Acreditamos no potencial do Brasil e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país. Nosso objetivo é construir uma relação de confiança com os consumidores brasileiros, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas.

Fiquem ligados(as) em nossas redes sociais para acompanhar as novidades e lançamentos emocionantes que estão por vir!" declarou a marca através do Linkedin.

Que tipo de carros a GAC oferece?



Segundo Quatro Rodas, a GAC apresentou seus produtos para o governo do Amapá em julho deste ano. Entre diversas submarcas, foram 19 produtos com motorizações somente a gasolina, híbridos e mesmo 100% elétricos.

A publicação também já recebeu flagras de dois modelos exclusivamente elétricos da GAC em São Paulo. Um deles era o Aion Y, um “Crossover”, misto de monovolume com utilitário, que mede 4,53 metros de comprimento, 1,65 m de altura, 1,87 m de largura e 2,75 m de entre-eixos.

 

O visual é um tanto quanto simples, mas se destaca pelos faróis em LED de tamanho generoso. Internamente, a cabine conta com acabamento em duas cores, teto solar panorâmico, painel de instrumentos de 10,25 polegadas e central multimídia sensível ao toque com 14,6 polegadas. 

Outros itens de série são câmera 360º, bancos que se tornam “cama”, assim como o Renault Twingo dos anos 90, seis alto-falantes, seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos e controle de cruzeiro. 


Equipado com somente um motor elétrico, são 135 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. As baterias são de 63,2 kWh e garantem 490 km de alcance no ciclo NEDC. A expectativa é que esse número seja reduzido nos padrões do Inmetro.

SUV também é um dos destaques da marca


Além de um sedan elétrico, a GAC também testa o Ayon Hyptec HT, considerado um possível rival para o Tesla Model X. Esse SUV tem caimento de teto digno de um cupê e mede 4,93 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 2,93 m de entre-eixos. 

São duas opções de motorização: 245 cv e 36 kgfm de torque ou 340 cv e 44 kgfm de torque, capaz de alcançar os 100 km/h em 6,8 segundos e 5,8 segundos, respectivamente. As baterias possuem quatro opções, com a capacidade variando entre 70 kWh e 99,5 kWh. 

No ciclo chinês (CLTC), conhecido por ser extremamente generoso, o Hyptec HT consegue fazer até 825 km de autonomia, mas no ciclo NEDC, um pouco mais realista, esses números caem para 620 km.

Há ainda o sedan Aion S, que mede 4,76 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,53 m de altura, com 2,75 m de entre-eixos. 100% elétrico, há versões que entregam 136 cv ou 184 cv, e o alcance alcançando até 510 km também no ciclo CLTC.


Quando a GAC começará a vender os carros?


Oficialmente, a GAC não deu um prazo para o início das vendas de seus carros. Ainda há muito a ser feito como definir o modelo de venda dos veículos, concessionários, contratação de pessoal, entre outros. É muito provável que a marca só comece a operar em 2025.