O Novo Creta está próximo de ser lançado no Brasil, tendo sido já flagrado nas ruas do país filmando peças comerciais. Lançado inicialmente na Índia, o modelo tem uma versão de sete lugares no país asiático, batizado de Alcazar por lá. Confira todos os detalhes do modelo:
Também conhecido como “Grand Creta” ou “Creta Grand” em alguns mercados, o atual Alcazar foi lançado em 2021 como versão de sete lugares e entre-eixos alongado do Creta de segunda geração.
Assim como o “irmão menor”, o Alcazar recebeu um amplo facelift este ano e passa a ostentar um visual mais moderno do que o modelo anterior. A dianteira recebeu farois em LED em dois elementos, mas aqui os DRL têm formato de H. O logotipo da marca sul-coreana está acima da grade e os filetes que compõem a grade são menores que no Creta.
Na traseira, o visual do SUV é bem robusto e conta com lanternas em LED com desenho vertical, conectadas por uma barra com iluminação e fundo preto com o nome do veículo. Acima há ainda uma barra prateada que dá um tom de elegância ao modelo. Mais abaixo fica o acabamento prateado do para-choque e a saída dupla de escape com ponteira quadrada.
O modelo mede 4,5 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,67 m de altura e 2,76 m de distância entre-eixos. Em comparação, o Creta tradicional mede 4,3 metros de comprimento e 2,51 m de entre-eixos.
Interior mais moderno
Assim como o Creta aguardado no Brasil, o Alcazar conta com um novo interior, com painel de instrumentos e central multimídia com 10,25 polegadas cada. A multimídia conta com comandos físicos para ar-condicionado (de duas zonas) e controles de som, mas vale ressaltar que a conexão com Android Auto e Apple CarPlay demanda de fios.
Na versão topo de linha, os bancos têm acabamento em couro bege, ajustes elétricos para os ocupantes dianteiros, e ventilação para a primeira e segunda fileira de bancos. A lista de equipamentos oferece ainda teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado, entre outros.
Motorização
Na Índia, o Alcazar é oferecido com motor 1.5 turbodiesel de 115 cv de potência ou 1.5 turbo a gasolina de 160 cv, com opção de transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem. Por aqui, o novo Creta contará com motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque e ganhará o motor 1.6 turbo de 177 cv e 27 kgfm que equipa o Tucson.
Preços
O Alcazar é vendido a partir de 1.499.000 de rúpias indianas, o que seria equivalente a 99 mil reais na cotação atual. O modelo é um pouco mais caro que o Citroën Aircross, comercializado por lá a partir de 1.285.000 rúpias, o equivalente a R$ 84,9 mil atualmente.
Considerando esses valores, acha que o Alcazar/Grand Creta seria uma boa opção para o mercado brasileiro? A Hyundai não oferece nenhum modelo com essa configuração, e acima do Creta, somente o Palisade, de oito lugares, foi anunciado.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!