A chinesa Leapmotor abriu as vendas dos seus modelos T03 e C10 na Europa, onde também atuará, além do Brasil. O C10, conhecido aqui como "Fiat Mobi elétrico", tem a missão de roubar vendas do BYD Dolphin Mini e competir com o Renault Kwid E-Tech, atualmente o carro elétrico mais barato do Brasil.
A montadora, que possui uma joint venture com a Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e outras marcas, está comercializando o hatchback compacto T03 por preços competitivos na Europa, a partir de 18.900 euros (cerca de R$ 115 mil), com uma promoção de lançamento reduzindo o preço para 17.900 euros (aproximadamente R$ 109 mil).
É importante lembrar que o hatchback T03 já é vendido na América do Sul, como por exemplo no Uruguai, por US$ 22.990, o que dá algo perto dos R$ 123 mil.
Já o SUV C10, que também deve chegar ao Brasil para rivalizar com o BYD Yuan Plus e Volvo EX30, custa na Europa 36.400 euros (cerca de R$ 221 mil). No Uruguai, a Leapmotor vende um SUV maior, o C11, que custa 53.990 dólares uruguaios.
Leapmotor T03
O modelo elétrico T03 possui motor com 108 cv de potência e 16,11 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos, com uma velocidade máxima de 140 km/h. A transmissão é automática, e o veículo oferece três modos de condução.
O Leapmotor T03 é equipado com uma bateria de íons de lítio de 41,3 kWh, que conta com recursos de segurança como proteção contra sobrecarga, descarga excessiva, altas temperaturas e curto-circuito.
Segundo informações da montadora, o hatch compacto tem autonomia de 300 km pelo ciclo WLTP. A recarga da bateria pode ser feita de 30% a 80% em 3h30 em corrente alternada, e em 36 minutos em corrente contínua.
O Leapmotor T03 tem um design simples, mas um interior bem equipado, com volante multifuncional revestido em couro, painel de instrumentos com tela de oito polegadas em TFT e central multimídia de 10,1 polegadas com Bluetooth.
Outros equipamentos incluem assistência de arranque em subida, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, freio de estacionamento eletrônico, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de cruzeiro, teto solar panorâmico, entre outros.
Leapmotor C10
Com dimensões comparáveis ao Jeep Commander, o Leapmotor C10 mede 4,73 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,68 m de altura. No quesito segurança, o SUV recebeu cinco estrelas no teste de colisão frontal, segundo a fabricante.
Na China, o Leapmotor C10 é oferecido com duas opções de motorização: uma totalmente elétrica e outra híbrida plug-in. Na versão elétrica, um motor de 231 cv e 32,6 kgfm de torque traciona as rodas traseiras, enquanto uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 69,9 kWh oferece autonomia de até 530 km no ciclo chinês.
Na versão híbrida plug-in, o motor a gasolina de 1.5 litros, com 95 cv, atua como gerador para recarregar a bateria LFP de 28,4 kWh, que alimenta o motor elétrico traseiro de 231 cv. Isso garante um alcance elétrico de 210 km, com uma autonomia total (elétrica + combustão) de 1.190 km no ciclo chinês.
O Leapmotor C10 oferece painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma tela central sensível ao toque de 14,6 polegadas. O sistema operacional Leapmotor OS 4.0 é alimentado por um chip Snapdragon 8295 da Qualcomm.
A Leapmotor foi fundada em 2015 e se juntou com a Stellantis em maio de 2024 depois que o grupo adquiriu 21% das ações da montadora. A chinesa começará a operar no Brasil em 2025. A empresa já possui um site oficial no Brasil, o www.leapmotorbrasil.com.br, onde os clientes podem encontrar informações sobre a marca, as redes sociais e a rede de concessionárias.
Segundo o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, essa parceria visa oferecer aos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia.
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