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T-Cross ganha cinco estrelas e SUV da Chevrolet zera teste de colisão

Após longo hiato, o Latin NCAP retornou com seus testes de segurança dos carros vendidos na América Latina, SUV chinês da Chevrolet apresentou teste péssimo

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Crash Test do novo Volkswagen T-Cross
Crash Test do novo Volkswagen T-Cross Foto: Divulgação

O Latin NCAP é conhecido por testar a segurança dos carros vendidos em toda a América Latina e após quase um ano sem realizar testes, retornou a fazer os tradicionais “crash tests”. O relatório mais recente da instituição avaliou o Volkswagen T-Cross e o Chevrolet Groove, e os resultados foram extremamente diferentes.

Chevrolet Groove obteve zero estrela

Vendido no Chile, Equador e Peru, o Groove obteve zero estrela na avaliação do instituto. Apesar de oferecer quatro airbags de série e controle de estabilidade, a proteção para ocupante adulto foi avaliada em 39%, enquanto a proteção para crianças foi melhor, alcançando 68%.

Segundo o órgão, após o impacto frontal a estrutura para os pés dos ocupantes se mostrou instável e a proteção para o peito, joelhos e pés do condutor foi marginal. A proteção lateral também foi boa, mas com ressalvas à proteção lateral de cabeça. 

O Latin NCAP destaca que o Groove chegou a ocupar o posto de SUV mais vendido do Chile por cerca de um ano. Tal sucesso pode ser explicado pelo preço de 12.290 dólares (o equivalente a R$ 67.436,46), sendo mais acessível que um Onix por lá. 

Isso é possível pois o modelo foi desenvolvido e fabricado pela SAIC-GM, uma joint-venture da Chevrolet na China focada no desenvolvimento e produção de carros acessíveis. Os carros importados para o Chile contam com motor 1.5 a gasolina de 98 cv e 14,5 kgfm de torque.

T-Cross consegue nota máxima

Em contraste ao desempenho do Groove, o Volkswagen T-Cross conseguiu avaliação máxima nos padrões medidos pelo Latin Ncap. Equipado com seis airbags de série, o T-Cross conseguiu 92,31% de proteção para o ocupante adulto e 89,8% para o ocupante infantil. 

Na avaliação do órgão, a proteção para adultos foi classificada como adequada nos testes de impacto frontal e lateral e marginal no impacto de choque contra poste.