x
UAI
Hora do adeus!

Mercedes-Benz vai encerrar a produção de SUV cupês, pois ninguém os compra

Vendas bem abaixo dos SUVs tradicionais não justifica produção de novos modelos com esse tipo de carroceria

Publicidade
O GLC Coupé tem a traseira descaída, com linhas aerodinâmicas
O GLC Coupé tem a traseira descaída, com linhas aerodinâmicas Foto: O GLC Coupé tem a traseira descaída, com linhas aerodinâmicas

O mundo automotivo é repleto de tendências que nascem a partir de uma marca ousar fazer o diferente e as demais seguirem o exemplo caso dê certo. Após o BMW X6 ser lançado em 2007 com caimento de teto digno de cupê, diversas marcas seguiram o exemplo, mas a Mercedes-Benz parece estar disposta a pôr um ponto final nessa história.

Segundo o jornal alemão “Handelsblatt”, fontes dentro da Mercedes afirmaram que a empresa está estudando se SUVs cupês seguem sendo viáveis em termos econômicos. Há uma parte de executivos que acredita que a marca passará a apresentar um desempenho melhor sem a linha GLC e GLE Coupé

Há uma outra ala de executivos que entende que o melhor caminho seria transformar as versões coupé de GLC e GLE em um único modelo, assim como fizeram com o Classe C e Classe E coupé, que se tornaram o CLE. Existe ainda quem defenda que esses modelos não retornem mais à linha da Mercedes.

Esse pensamento é justificado pois a marca já trabalha no desenvolvimento da próxima geração do GLE, no mercado desde 2019. O GLC Coupé foi lançado em 2023 e deve ficar no mercado até o fim da década.

Novo Mercedes GLC Coupe visto da diagonal traseira em movimento na estrada.
Mercedes GLC Coupe Foto: Divulgação

Apesar disso, a Mercedes já trabalha na próxima geração do GLC, esperado para ser um SUV totalmente elétrico e chegar ao mercado em 2026. 

Em 2023, um membro do departamento de estratégia da Mercedes declarou à Car and Driver: “Não precisamos de station wagons (peruas) ou modelos de duas portas que vendem mal para nos dar volume. Não queremos uma carroceria diferenciada, um modelo que só funciona na Europa ou oferecer um carro em um segmento que está morrendo”, declarou.

Segmento em alta no Brasil

Naturalmente, a Mercedes só apostou nesse mercado pois viu os rivais vendendo esses modelos. No Brasil, os SUVs compactos estão apostando nessa mesma lógica e trazendo esse design para bolsos abastados ou menos afortunados. No segmento premium, além dos Mercedes, a Audi oferece a linha Sportback, a Porsche conta com o Cayenne Coupe, a Volvo oferece o C40 e a BMW comercializa X2, X4 e X6.


Para quem não pode gastar tanto, a Honda apostou no segmento para desenvolver o HR-V, a Volkswagen oferece o Nivus, a Fiat tem o Fastback e a Citroën terá em breve o Basalt.

E você acredita que os SUVs cupês ainda têm espaço no mercado? Teria um na sua garagem?