x
UAI
AMPLIAÇÃO

CAOA irá ampliar fábrica em Anápolis (GO) com reutilização de robôs da Ford

Com investimento bilionário, produção dos SUVs da Chery e veículos Hyundai será reforçada com os robôs reutilizados

Publicidade
Fábrica da CAOA Chery em Anápolis, GO
Fábrica da CAOA Chery em Anápolis, GO Foto: Divulgação/CAOA

A planta da CAOA, responsável pela produção dos SUVs Chery Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8 Pro em Anápolis (GO), passará por uma expansão significativa. Isso será possível graças ao investimento de R$ 3 bilhões anunciado pelo grupo em agosto de 2023. Como parte dessa ampliação, a CAOA reutilizará robôs que pertenciam à Ford.

A fábrica da CAOA será ampliada em 11 mil metros quadrados para dispor a nova linha de construção de carrocerias e um depósito de 10.000 m², totalizando 36 mil metros quadrados novos e ampliando o número total construído para 208 mil metros quadrados. Além disso, 209 robôs, que eram utilizados na antiga planta da Ford em Camaçari (BA), serão incorporados ao processo de montagem.

A Ford encerrou suas operações no Brasil em 2019, e em 2023, a planta de Camaçari foi adquirida pela montadora chinesa BYD. No entanto, a BYD optou por não utilizar os robôs que estavam na fábrica, abrindo espaço para que a CAOA adquirisse o equipamento.

Em 2023, a fábrica teve 26 mil veículos produzidos, e em 2024, esse número aumentou para 76 mil carros fabricados, um aumento de 190% de volume. Além dos SUVs da Chery, a empresa tem um acordo com a Hyundai para fabricar o caminhão HR e o Tucson. Com essa expansão, a fábrica também assumirá a produção local do Tiggo 7 e Tiggo 8, que atualmente são importados da China.