Após a confirmação do “Projeto A0” pela Volkswagen no Rock in Rio, as unidades de testes já circulam pelas ruas do interior de São Paulo realizando os testes de desenvolvimento. A novidade, que chegará como SUV de entrada da marca, deve brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian na faixa dos R$ 100 mil.
Assim como o rival francês, o motor turbinado deverá ser o único disponível para o SUV, mas uma combinação curiosa está em testes. Segundo flagra de Renato Maia, responsável pelo canal Falando de Carro, a Volkswagen está realizando testes com uma unidade com transmissão manual, podendo indicar que o novo SUV manterá a transmissão mecânica.
Em uma postagem no Instagram Falando de Carro, o colega compartilhou flagras do novo SUV da Volkswagen realizando testes em uma rodovia nas proximidades da fábrica de São Bernardo do Campo. A unidade em questão se destaca pelas calotas, lanternas e faróis em LED, mas também pela transmissão manual que equipava o veículo.
Segundo a postagem, foi possível identificar pelo som do motor, que se tratava de uma versão com transmissão manual, já que o intervalo entre as trocas de marchas era mais demorado do que acontece na caixa automática.
O modelo usará o já conhecido 1.0 turbo (170 TSI) que oferece até 116 cv de potência máxima e atualmente equipa somente o Polo, mas já esteve no VW Up.
Polo deve sofrer mudanças na linha
O novo SUV da Volks deve ser oferecido abaixo do Nivus, que atualmente parte de R$ 119.990 na versão Sense e R$ 136.990 na opção Comfortline. É esperado que a versão de entrada saia de linha para abrir espaço para a novidade.
Outro modelo que deve sofrer mudanças na linha é o Polo. Atualmente oferecido na versão de entrada por R$ 94.290, a versão TSI de R$ 105.990 que conta com motor 1.0 turbo e transmissão manual deve sair de cena para priorizar o novo SUV. Seria lógico que as versões Comfortline, Sense e Highline também passem por uma reformulação. Essas mudanças devem acontecer somente para a linha 2026 do hatchback.
Kardian terá concorrência
No segmento, nenhum modelo traz essa combinação de transmissão manual e motor turbo. O precursor desse movimento deve ser o Renault Kardian, que já oferece essa opção na Argentina, mas deve chegar ao Brasil no fim deste ano ou no início de 2025.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!