x
UAI
Rival do Kardian manual!

Novo SUV da Volkswagen pode ter câmbio manual

Com lançamento programado para 2025, novidade pode trazer conjunto mecânico do Polo

Publicidade
Novo SUV compacto da Volkswagen em testes
Novo SUV compacto da Volkswagen em testes Foto: Reprodução/Instagram/@falandodecarro

Após a confirmação do “Projeto A0” pela Volkswagen no Rock in Rio, as unidades de testes já circulam pelas ruas do interior de São Paulo realizando os testes de desenvolvimento. A novidade, que chegará como SUV de entrada da marca, deve brigar com Fiat Pulse e Renault Kardian na faixa dos R$ 100 mil.

Assim como o rival francês, o motor turbinado deverá ser o único disponível para o SUV, mas uma combinação curiosa está em testes. Segundo flagra de Renato Maia, responsável pelo canal Falando de Carro, a Volkswagen está realizando testes com uma unidade com transmissão manual, podendo indicar que o novo SUV manterá a transmissão mecânica.

Em uma postagem no Instagram Falando de Carro, o colega compartilhou flagras do novo SUV da Volkswagen realizando testes em uma rodovia nas proximidades da fábrica de São Bernardo do Campo. A unidade em questão se destaca pelas calotas, lanternas e faróis em LED, mas também pela transmissão manual que equipava o veículo.

Segundo a postagem, foi possível identificar pelo som do motor, que se tratava de uma versão com transmissão manual, já que o intervalo entre as trocas de marchas era mais demorado do que acontece na caixa automática.

O modelo usará o já conhecido 1.0 turbo (170 TSI) que oferece até 116 cv de potência máxima e atualmente equipa somente o Polo, mas já esteve no VW Up.

Polo deve sofrer mudanças na linha

O novo SUV da Volks deve ser oferecido abaixo do Nivus, que atualmente parte de R$ 119.990 na versão Sense e R$ 136.990 na opção Comfortline. É esperado que a versão de entrada saia de linha para abrir espaço para a novidade. 

Outro modelo que deve sofrer mudanças na linha é o Polo. Atualmente oferecido na versão de entrada por R$ 94.290, a versão TSI de R$ 105.990 que conta com motor 1.0 turbo e transmissão manual deve sair de cena para priorizar o novo SUV. Seria lógico que as versões Comfortline, Sense e Highline também passem por uma reformulação. Essas mudanças devem acontecer somente para a linha 2026 do hatchback.

Kardian terá concorrência

No segmento, nenhum modelo traz essa combinação de transmissão manual e motor turbo. O precursor desse movimento deve ser o Renault Kardian, que já oferece essa opção na Argentina, mas deve chegar ao Brasil no fim deste ano ou no início de 2025.