x
UAI
MAIS RADARES

São Paulo prepara nova leva de radares que deve disparar multas

Apesar da promessa de não aumentar o número de radares, contratos assinados em 2024 indicam mais equipamentos nas ruas

Publicidade
São Paulo prepara nova leva de radares que deve disparar multas
São Paulo prepara nova leva de radares que deve disparar multas Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A cidade de São Paulo está passando por uma reformulação em seu sistema de radares, com a maioria dos equipamentos temporariamente desativados para serem modernizados e garantirem maior precisão nas medições.

Isso resultou na queda das multas de trânsito registradas nos últimos anos, como apontam os dados do Observatório de Mobilidade Segura, divulgados pela jornalista Paula Gama no UOL. Em 2022, foram 9,6 milhões de multas, número que caiu para 8 milhões em 2023 e apenas 2,2 milhões até setembro de 2024.

Porém, a diminuição de multas não quer dizer uma melhora na conduta dos motoristas. Isso porque cerca de 87% dos 877 radares da cidade estão passando por modernizações para atender à portaria 158/2022 do Inmetro. 

Esses novos dispositivos, serão atualizados para ficarem mais precisos nas medições de velocidade. Além disso, outros radares espalhados pela cidade contam com a tecnologia Doppler, capaz de registrar a velocidade até 100 metros antes e depois do ponto de medição.

Apesar do atual prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) ter afirmado, em abril, que “não permitirá a indústria da multa”, ele assinou um decreto autorizando a instalação de 661 novos radares, como divulgado pelo UOL. 

Os contratos para essa expansão foram fechados em janeiro de 2024, e envolvem uma licitação que envolve bilhões e possui oito empresas responsáveis pela implantação dos novos equipamentos, além da atualização dos radares já existentes.

E com os novos dispositivos e os radares modernizados entrando em operação, a expectativa é de que as infrações de trânsito em São Paulo voltem a crescer massivamente nos próximos meses.