Não é incomum termos pneus não utilizados. Os estepes, por exemplo, são pneus que raramente são postos nas rodas e ficam geralmente como emergência em muitos carros. Há ainda os casos onde uma promoção de pneu é bem atrativa e há quem compre e acabe guardando alguns pneus. Mas você sabe quais cuidados são necessários ao armazenar pneus ou para aumentar a vida útil deles? Confira na matéria abaixo:
Mesmo sem uso, o material utilizado na fabricação está sujeito à degradação natural, por isso é necessário que esses pneus sejam armazenados de forma ideal para garantir uma vida útil longa. Além disso, a recomendação é sempre verificar o estado dos pneus para evitar rachaduras ou deformidades, que inviabilizam o uso desses componentes.
Os pneus têm data de validade?
Não, os pneus não possuem uma data de validade específica, entretanto, diversos fabricantes recomendam que não sejam armazenados por muito tempo sem uso. A Dunlop Pneus afirma que a garantia de seus produtos é de cinco anos e recomenda que pneus guardados por mais de cinco anos sejam inspecionados por profissionais técnicos antes de instalados.
Como verificar a data de fabricação de um pneu?
Todos os pneus contam com a data de fabricação. O código “DOT”, localizado na lateral do pneu, traz a informação da semana e ano de fabricação do pneu, por exemplo, 2724 significa 27ª semana de 2024.
O que pode acontecer com um pneu armazenado por mais de cinco anos?
Segundo a Dunlop, um pneu armazenado por muito tempo pode perder resistência e aderência, o que além de um controle menor do carro, deixa o pneu mais suscetível a furos e fissuras.
Como armazenar pneus de forma correta?
A fabricante recomenda que os pneus sejam armazenados em um local fresco, seco, sem exposição ao sol e a outras fontes de calor. Seguindo essas instruções, o pneu pode ser considerado seguro por até cinco anos após a fabricação.
Estepes precisam de cuidados especiais?
No caso dos estepes, o ideal é sempre verificar por qualquer sinal de deterioração - rachaduras ou deformações -, e checar regularmente a pressão do ar nesse pneu. Em casos onde o estepe tiver as mesmas dimensões do pneu de rodagem do carro, o estepe deve ser incluído no rodízio de pneus.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!