x
UAI
CHEGA EM BREVE

Anti-Hilux, BYD Shark tem data de lançamento revelada; confira

Modelo híbrido será lançado no Brasil em breve e promete esquentar ainda mais o segmento de picapes médias

Publicidade
Picape da marca chinesa foi lançada oficialmente no México
Picape da marca chinesa foi lançada oficialmente no México Foto: BYD/Divulgação

O sucesso da BYD no mercado brasileiro é inegável, e mesmo assim a marca chinesa segue anunciando novos produtos para o país. Prometida para este ano, a inédita picape Shark teve data de lançamento revelada e já está em algumas concessionárias.

Segundo o colega Carlos Guimarães, do Autoo, executivos da marca confirmaram que a picape será lançada no Brasil neste mês de outubro. O modelo está em exibição em um evento em São Paulo. 

Como é a BYD Shark?

Medindo 5,46 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,92 m de altura, a picape é maior que as líderes do segmento de médias (Hilux, Ranger, por exemplo), e conta ainda com 3,26 metros de distância entre os eixos.

A picape apresenta aparência bem robusta e lembra até a Ford F-150, conhecida por ser o utilitário mais vendido dos Estados Unidos. Internamente, a picape conta com duas telas, uma de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e outra de 12”, já conhecida dos demais modelos da marca. 


Em termos de capacidade, a Shark pode rebocar 2,5 toneladas, mas a capacidade de carga é de 835 kg.

Motor híbrido é o grande destaque


Quando estrear no Brasil, a Shark será o primeiro carro da BYD a contar com a plataforma DMO, desenvolvida especialmente para picapes e SUVs off-road e com motorização eletrificada.

Debaixo do capô está um motor 1.5 turbo, que funciona com ajuda de dois motores elétricos, um em cada eixo. Na maior parte do tempo, segundo a BYD, o motor a combustão trabalha como gerador de energia para as baterias. 

Podendo rodar em modo exclusivamente elétrico, somente a combustão ou híbrido, a picape registra médias de consumo de 13,3 km/l, bem como 100 km de alcance exclusivamente elétricos e autonomia total de 840 km. É importante avisar que esses números são medidos no ciclo chinês, e não serão os mesmos aferidos pelo Inmetro.

Combinando os três motores, são 430 cv de potência máxima combinada, enquanto o torque máximo dos motores elétricos é de 34,6 kgfm. De acordo com dados da BYD, a Shark completa a prova dos zero aos 100 km/h em 5,7 segundos, o que deverá fazer do modelo híbrido a picape mais rápida do Brasil, superando a Ford Ranger Raptor.

No México, o modelo é oferecido nas versões GL, a de entrada, e a GS, topo de linha. A principal diferença entre as opções está nos sistemas de auxílio ao motorista, já que a opção GS oferece controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão dianteira, traseira e de tráfego cruzado com frenagem automática, alerta de saída de faixa, alerta de ponto cego e farol automático. 

A opção GS conta ainda com ventilação e aquecimento nos bancos dianteiros e sistema de purificação do ar na cabine, itens que a versão de entrada não oferece.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas