x
UAI
RECALL

BYD convoca recall de quase 100 mil veículos por risco de incêndio

Modelos Dolphin e Yuan Plus, fabricados entre 2022 e 2023, apresentam falha no controlador da coluna de direção e podem fazer carros pegaram fogo

Publicidade
BYD convoca recall de quase 100 mil veículos por risco de incêndio
BYD convoca recall de quase 100 mil veículos por risco de incêndio Foto: Divulgaçao/Vrum

A BYD anunciou um recall para 96.714 veículos, incluindo os modelos Dolphin e Yuan Plus, devido a um problema no controlador da coluna de direção que pode levar a incêndios. O recall abrange apenas a China, e por sorte, os modelos importados para o Brasil não foram afetados.

De acordo com a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China (SAMR), os veículos fabricados em 2022 e 2023 apresentam falhas no controlador do conjunto da coluna de direção elétrica (CEPS). 

O problema ocorre quando a tampa do controlador é fechada, interferindo nos capacitadores da placa de circuito, o que pode causar rachaduras. Essas rachaduras podem se agravar, levando a curto-circuitos, superaquecimento e, eventualmente, incêndio.

Para solucionar o problema, a BYD realizará a instalação de almofadas isolantes nos controladores, prevenindo rachaduras e evitando possíveis curtos-circuitos.

BYD Yan Plus EV azul visto da diagonal frontal em uma praia
BYD convoca recall de quase 100 mil veículos por risco de incêndio Foto: Divulgação/BYD

Entre os veículos convocados para o recall estão 87.763 unidades do Dolphin e Yuan Plus fabricados entre 4 de fevereiro e 26 de junho de 2023. Outros 8.952 veículos Yuan Pro, fabricados entre 2 de novembro de 2022 e 19 de junho de 2023, também estão incluídos.

Os modelos vendidos no Brasil não foram afetados, pois os veículos importados para o país são fabricados em outra linha de produção, conforme esclarecido pela BYD.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas