A BYD anunciou um recall para 96.714 veículos, incluindo os modelos Dolphin e Yuan Plus, devido a um problema no controlador da coluna de direção que pode levar a incêndios. O recall abrange apenas a China, e por sorte, os modelos importados para o Brasil não foram afetados.
De acordo com a Administração Estatal de Regulamentação do Mercado da China (SAMR), os veículos fabricados em 2022 e 2023 apresentam falhas no controlador do conjunto da coluna de direção elétrica (CEPS).
O problema ocorre quando a tampa do controlador é fechada, interferindo nos capacitadores da placa de circuito, o que pode causar rachaduras. Essas rachaduras podem se agravar, levando a curto-circuitos, superaquecimento e, eventualmente, incêndio.
Para solucionar o problema, a BYD realizará a instalação de almofadas isolantes nos controladores, prevenindo rachaduras e evitando possíveis curtos-circuitos.
Entre os veículos convocados para o recall estão 87.763 unidades do Dolphin e Yuan Plus fabricados entre 4 de fevereiro e 26 de junho de 2023. Outros 8.952 veículos Yuan Pro, fabricados entre 2 de novembro de 2022 e 19 de junho de 2023, também estão incluídos.
Os modelos vendidos no Brasil não foram afetados, pois os veículos importados para o país são fabricados em outra linha de produção, conforme esclarecido pela BYD.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas