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LANÇAMENTO

Citroën Basalt utiliza preço baixo e visual moderno para atrair o público

Estratégia da marca francesa passa por oferecer modelo com preço mais acessível que os rivais

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Citroën Basalt
Citroën Basalt Foto: Divulgação/Citroën

Após um ano de mistério e teasers, a Citroën oficializou a chegada da SUV cupê Basalt ao mercado brasileiro, meses após sua apresentação na Índia. O modelo chega ao mercado como o SUV mais barato do Brasil e o único abaixo dos R$ 100 mil. Os preços começam em R$ 89.990 na versão de entrada, Feel, e chegam aos R$ 104.990 na opção Shine, topo de linha. Há ainda uma configuração comemorativa do lançamento. Veja os valores:

  • Citroën Basalt Feel: R$ 89.990
  • Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
  • Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990
  • Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390

Terceiro e último produto derivado do projeto C-Cubed, o Basalt é construído a partir da plataforma modular CMP, a mesma utilizada por C3, Aircross, Peugeot 2008208, entre outros. 

Visualmente, a principal novidade do Basalt é o caimento de teto estilo cupê. Mais acentuado que os rivais, o recurso de design lembra o usado por sedans e remete mais uma carroceria fastback do que um cupê propriamente dito. 

A dianteira já é conhecida da linha Citroën e apresenta a mesma grade do Aircross, por exemplo. Na traseira, as lanternas são mais achatadas e invadem a lateral do veículo. O destaque fica por conta da abertura da tampa do porta-malas, que levanta ainda o vidro traseiro, uma característica justamente de fastbacks.

Debaixo do capô o Basalt oferece apenas motores 1.0, aspirados ou turbinados. A opção mais acessível (Feel) conta com motor Firefly 1.0  de três cilindros, capaz de gerar 75 cv de potência e 10,5 kgfm com etanol ou 71 cv/10 kgfm com gasolina. 

Citroën Basalt
Citroën Basalt Foto: Divulgação/Citroën

Essa versão só oferece transmissão manual de cinco marchas. Segundo a marca, o consumo de combustível é um dos pontos altos dessa opção, que consegue registrar 14,6 km/l na estrada com gasolina. 

As versões Feel Turbo e Shine trazem o motor 1.0 T200 já conhecido da família C3 e demais modelos do grupo Stellantis. O propulsor entrega 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina, enquanto o torque é sempre de 20,4 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT de sete velocidades.

Citroën Basalt
Citroën Basalt Foto: Divulgação/Citroën

Independente da motorização, o Basalt é equipado com freios a disco na dianteira e tambor na traseira. A suspensão é McPherson com barra estabilizadora na dianteira e eixo de torção atrás.

São 4,34 metros de comprimento; 1,82 m de largura, 1,58 m de altura e 2,64 m de distância do entre-eixos. Curiosamente, o Basalt é 2 cm mais comprido que o Aircross, porém perde 3 cm no entre-eixos.

O porta-malas conta com 490 litros no padrão VDA (aquele que usa blocos), sendo o maior oferecido pela Citroën no Brasil, superando o Chevrolet Onix Plus, sedã mais vendido do país, que oferece 469 litros.

Na cabine, o painel de instrumentos digital de 7 polegadas apresentado no Aircross, está presente em todas as versões, mas a grande novidade é o ar-condicionado digital de apenas uma zona. 

No mais, tudo é muito similar ao apresentado por C3 e Aircross, somente com a diferença nas cor das costuras do banco revestido em material sintético nas versões mais caras. Outro item mantido dos irmãos no Basalt é o comando de vidros elétricos traseiros no console central entre os bancos. 


Versão comemorativa


Para celebrar a estreia do modelo, a Citroën criou a edição limitada “First Edition” que conta com a cor Branco Nacré com acabamento perolizado, exclusiva desta versão. Detalhes como para-choque dianteiro com apliques cromados, rodas de 16” com acabamento escurecido, teto na cor preta e detalhes nas lanternas traseiras.


A cabine recebe pedaleiras cromadas, tapetes exclusivos, soleiras diferenciadas e painel com faixa biton na cor Grey Smart, bem como teto com acabamento preto.


Garantia e preço de revisão

Segundo a Citroën, o Basalt estará nas lojas a partir desta terça-feira (02) e terá garantia de três anos sem limite de quilometragem. Se o foco do veículo é o preço acessível, as revisões também precisam ter um valor reduzido. De acordo com a marca, o pacote de manutenção terá valor fixo. 

As três primeiras revisões custarão R$ 1.859 ao proprietário na versão Feel 1.0. Já nas versões com motor 1.0 turbo, o valor sobe para R$ 2.369.

Itens de série

Todas as versões do Basalt oferecem painel digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,25” com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, câmera de ré, quatro airbags (frontais e laterais), seis alto-falantes e chave do tipo canivete.

A opção Shine adiciona ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, acabamento diamantado nas rodas, limitador e controlador de velocidade, bancos e volante com revestimento premium.

Quais são os rivais do Basalt?

O Citroën Basalt chega ao mercado para ser a porta de entrada para os consumidores que desejam ter um SUV na garagem. Seus rivais não chegam nem perto em termos de preços.

O Volkswagen Nivus tem preços tabelados a partir de R$ 119.990, assim como o Fiat Fastback. Já o Renault Kardian apresenta preços que começam em R$ 118.090. Vale lembrar que o Basalt está com preço de lançamento, mas a Citroën não estabeleceu nenhum prazo para esses valores.

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