A Toyota raramente divulga detalhes sobre seus planos futuros, mas alguns sinais podem ser captados. Um exemplo recente é a nova geração do Toyota Prius, que está no Brasil, mais especificamente em Foz do Iguaçu (PR), para a reunião do G20, evento que reúne as 20 maiores economias do mundo. O que isso tem a ver com o futuro? A motorização do Prius é a que provavelmente veremos no novo Corolla e consequentemente no Corolla Cross.
A montadora japonesa marcou presença no evento com seus executivos e destacou sua tecnologia híbrida plug-in, demonstrando seu compromisso com a descarbonização. O Prius foi o modelo escolhido para essa apresentação, assim como ocorreu em 2018, quando a Toyota exibiu o híbrido flex, que mais tarde equiparia o Corolla Hybrid.
O sistema híbrido plug-in do Prius utiliza o motor M20A, um 2.0 aspirado que entrega 152 cv e 19,4 kgfm de torque, trabalhando em conjunto com um sistema elétrico alimentado por uma bateria de 13,6 kWh, que adiciona mais 163 cv. Com isso, a potência combinada chega a impressionantes 223 cv, muito superior aos 122 cv do Corolla atual.
Como divulgado na matéria da Quatro Rodas, o Prius híbrido plug-in pode alcançar até 48,5 km/l de consumo e oferece uma autonomia elétrica de até 70 km, conforme medições feitas nos Estados Unidos.
Vale lembrar que a Toyota investiu R$ 11 bilhões no Brasil até 2030, e o novo Corolla deve estar dentro desse aporte nos planos da marca, com previsão de lançamento de sua nova geração entre 2026 e 2027, como um veículo híbrido plug-in (PHEV).
O Corolla é atualmente produzido na planta de Porto Feliz (SP), junto com o Corolla Cross, que também deve ganhar uma nova geração mais à frente, possivelmente equipada com a mesma motorização PHEV.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!