x
UAI
LANÇAMENTO

Audi Q8 chega ao Brasil com preço digno de um apartamento em bairro nobre

SUV esportivo chega com design mais arrojado e mais rápido

Publicidade
Audi Q8
Audi Q8 Foto: Divulgação/Audi

A Audi anunciou nesta quinta-feira (3) o lançamento do novo Q8, seu SUV esportivo que rivaliza com o BMW X6 (R$ 847.890) e Porsche Cayenne (R$ 720.000) que chega ao mercado brasileiro com preço inicial de R$ 774.990, podendo variar até R$ 850.000 com opcionais. O modelo apresenta um design atualizado, está mais rápido e uma gama de tecnologias. 

O novo Audi Q8 está previsto para chegar às concessionárias na segunda quinzena de outubro, estando atualmente em pré-venda.

Com um visual mais moderno e arrojado, o novo Q8 mantém sua silhueta de SUV coupé esportivo e apresenta uma nova grade singleframe octagonal com acabamento preto brilhante e novas linhas internas. O para-choque dianteiro foi sutilmente redesenhado, enquanto as entradas de ar foram ampliadas, dando um aspecto ainda mais agressivo. 

Os faróis HD Matrix com tecnologia de luz laser e as luzes diurnas digitais oferecem uma nova assinatura luminosa, enquanto as lanternas traseiras digitais OLED, disponíveis pela primeira vez no modelo, apresentam quatro designs distintos.

Audi Q8
Audi Q8 Foto: Divulgação/Audi

A nova tecnologia de faróis Full LED HD Matrix do Audi Q8 combina uma série de avanços em iluminação, incluindo o uso de luz laser para maior alcance. Com um sistema que conta com 24 LEDs e um diodo laser de alta potência, esses faróis conseguem captar maior visibilidade, especialmente em velocidades superiores a 70 km/h, momento em que a luz laser é ativada. 

Além disso, o motorista pode personalizar as assinaturas de luz diurna, escolhendo entre quatro opções diferentes diretamente pela central multimídia.

O Q8 é equipado com um motor V6 de 3.0 turbo, que gera 340 cv de potência e 50,8 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão Tiptronic de oito velocidades e tração quattro. O SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 210 km/h. 

Além disso, o modelo conta com um sistema híbrido leve que utiliza uma bateria de 48V, permitindo mais eficiência energética. Este sistema pode desligar o motor em velocidades entre 55 e 160 km/h por até 40 segundos durante a desaceleração.

O eixo traseiro do novo Q8 também é dinâmico e consegue girar em até 5 graus na direção oposta às rodas dianteiras em baixas velocidades. Isso facilita as manobras em espaços apertados, como estacionamentos e garagens, reduzindo o raio de giro do SUV em até um metro, segundo a Audi. Em velocidades mais altas, as rodas traseiras giram na mesma direção que as dianteiras, aumentando a estabilidade e o controle do veículo.

Em termos de dimensões, o Q8 oferece 4.986 mm de comprimento, 1.995 mm de largura e 1.705 mm de altura, com um entre-eixos de 2.998 mm e capacidade do porta-malas de 605 litros. O modelo também conta com rodas de liga-leve de 23 polegadas.

Audi Q8
Audi Q8 Foto: Divulgação/Audi

O Audi Q8 vem com uma ampla lista de equipamentos de segurança, conforto e tecnologia. No quesito segurança, o modelo traz sete airbags, entre eles os laterais dianteiros e airbags de cabeça, para dar proteção adicional em caso de impacto lateral ou capotamento. 

O assistente de troca de faixa monitora pontos cegos, enquanto o sistema Audi Pre-Sense dianteiro e traseiro detecta possíveis colisões, alertando o motorista e ativando medidas preventivas. O controle de cruzeiro adaptativo (Stop & Go) com Active Lane Assist mantém a velocidade e a distância do veículo à frente, além de ajudar a manter o carro na faixa.

No interior, o Audi Q8 também oferece uma experiência sonora premium com o sistema de som Bang & Olufsen de 17 alto-falantes e 730 Watts, entregando som 3D para os passageiros da frente. O modelo também conta com uma central multimídia MMI de 10,1”, uma tela de 12,3” para o painel de instrumentos digital e uma tela sensível ao toque de 8,6” para o sistema de refrigeração.

Entre outros equipamentos, o Audi Q8 dispõe de ar-condicionado automático de quatro zonas, que permite ajustes independentes de temperatura para cada ocupante e o sistema de suspensão pneumática adaptativa que se ajusta automaticamente às condições da estrada e ao estilo de condução.