Muitos motoristas não conseguem pagar o IPVA em dia. De acordo com uma pesquisa recente do Serasa, 42% dos brasileiros não realizaram o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor neste ano. Entretanto, em alguns estados há a possibilidade de regularizar o débito através de parcelamento.
Em São Paulo, o Governo do Estado lançou a plataforma Acordo Paulista IPVA, que permite que o imposto seja pago com descontos nas multas e nos juros, além disso, o débito pode ser parcelado em até 60 prestações.
Como parcelar o IPVA com o Acordo Paulista?
O interessado precisa acessar o site da Dívida Ativa de São Paulo, clicar na aba IPVA, realizar o login e ir nos menus “Adesão” e “Consulta de Débitos”. Para negociar o IPVA será preciso informar o município das taxas em aberto e o consumidor escolhe quais dívidas serão negociadas.
É possível quitar débitos de até R$ 42.432,00, com até 100% de descontos em multas e juros. Entretanto, para conseguir fazer parte do acordo paulista, o devedor não pode ter acordos rescindidos nos últimos dois anos
Para aderir ao programa, o devedor não pode ter acordos anteriores rescindidos nos últimos dois anos. O parcelamento vale para pessoas físicas e jurídicas, sendo possível parcelar dívidas em nome de uma terceira pessoa.
Segundo o governo de São Paulo, o programa aceitará adesões até o dia 20 de dezembro deste ano, e as parcelas podem chegar a 60 vezes, desde que a mensalidade tenha o valor mínimo de R$ 70,72. O programa só negocia dívidas que tenham sido inscritas na dívida ativa até 24 de setembro de 2022.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!