x
UAI
COMPETIÇÃO

Toyota revela novo Corolla Cross para Stock Car 2025

Sai o Corolla sedã e entra o SUV Corolla Cross com design agressivo e muita tecnologia

Publicidade
Toyota Corolla Cross para a Stock Car 2025
Toyota Corolla Cross para a Stock Car 2025 Foto: Divulgação/Pit Stop Films

A Toyota GAZOO Racing revelou nesta sexta-feira (4) o novo carro que utilizará na temporada de 2025 da Stock Car Pro Series. O escolhido é o SUV Corolla Cross, como esperado, montado sobre a plataforma Audace SNG01, que competirá ao lado dos rivais Chevrolet Tracker e o Mitsubishi Eclipse Cross.

A carroceria do novo modelo é composta por fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar, o que resulta em uma redução no peso, e consequentemente torna o SUV de dois a três segundos mais rápido por volta, em média.

A história da Toyota GAZOO Racing na Stock Car começou em 2020, quando o atual Toyota Corolla estreou no grid da categoria. E, desde então, tem escrito uma história de conquistas ao longo dos primeiros cinco anos de disputas, com 106 corridas, 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.

Com os SUVs em alta, a Stock Car, sob a direção da Vicar, decidiu trazer a tendência para as pistas, substituindo os sedãs como o Chevrolet Cruze, presente na categoria desde 2016, e o Toyota Corolla, desde 2020, por SUVs. Esses novos modelos vêm mais preparados, com a carroceria rebaixada, teto mais baixo e uma largura maior.

No caso do Corolla Cross, o visual agressivo foi ainda mais acentuado com a inclusão de um extrator de ar e uma grande asa ajustável na traseira. Além disso, novas entradas de ar para os freios e o motor, incluindo sobre o capô, reforçam ainda mais o design imponente.

Na parte técnica, o Corolla Cross, assim como os demais modelos da categoria, compartilha a motorização padrão para manter a competitividade. A principal mudança está na troca do motor V8 6.8 litros de 550 cv por um motor quatro cilindros 2.1 turbo de 500 cv e 59,1 kgfm de torque (números com o push acionado).

oyota Corolla Cross da Stock Car ao lado do Corolla Cross de rua
oyota Corolla Cross da Stock Car ao lado do Corolla Cross de rua Foto: Divulgação/Pit Stop Films

A redução de peso é grande: de 1.405 kg para 1.100 kg. O câmbio continua sendo o XTrac sequencial semiautomático de seis marchas, fabricado na Inglaterra.

O cockpit do novo Corolla Cross vem equipado com um painel repleto de novas funções, além de uma câmera interna de 360 graus que será utilizada nas transmissões da Stock Car e em um aplicativo exclusivo a ser lançado pela categoria.