A BMW está comemorando 10 anos de produção em território brasileiro. Para festejar a data, a montadora alemã decidiu, nesta sexta-feira (4), anunciar o investimento de R$ 1,1 bilhão na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. A previsão é que o recurso entre na empresa entre 2025 e 2028, sendo utilizado, principalmente, para o desenvolvimento de carros eletrificados.
Quanto a este movimento, o membro do conselho de administração da BMW, Milan Nedeljkovi, confirmou que a montadora passou a produzir o X5 PHEV (híbrido plug-in) na fábrica catarinense. "Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil. O nosso X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul!", disse.
"Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil", acrescentou o executivo.
Desta forma, com o investimento, a BMW esperar poder montar carros 100% elétricos no Brasil. Atualmente, vale lembrar, os modelos mais vendidos da empresa no país são o sedã Série 3 e SUV X1, ambos a combustão.
Expansão
O investimento na fábrica de Araquari é estratégico. Atualmente, 60% dos carros vendidos pela BMW são produzidos na unidade catarinense. Por conta disso, a empresa já havia promovido outra expansão no fim de 2023.
Na ocasião, a BMW aumentou em 10% as atividades e em 5% o número de funcionários visando chegar a 11.000 veículos produzidos anualmente. Ao todo, 100 mil automóveis foram fabricados no local.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!