A Jeep divulgou o primeiro teaser da nova geração do Compass e traz grande expectativa para o mercado. O modelo será o primeiro lançamento sob a gestão do novo CEO da Stellantis, Antonio Filosa e promete grandes mudanças
A estreia do SUV médio está previsto para 2026 na América do Norte, após ser apresentado ao público europeu ainda em 2024, possivelmente em novembro.
O teaser revela um design com claras influências do Jeep Commander, seu irmão maior. Além das mudanças visuais, o novo Compass trará novidades estruturais importantes, começando pela substituição da plataforma Small Wide — utilizada atualmente em modelos como o Renegade, Toro e o próprio Compass — pela nova arquitetura STLA Medium, já adotada em outros veículos da Stellantis na Europa, como o Peugeot 3008.
Essa nova plataforma tem como principal destaque sua flexibilidade em termos de motorização. Ela poderá suportar veículos com motores a combustão, híbridos e totalmente elétricos, com baterias que podem chegar a 98 kWh, com uma autonomia de até 700 km. Além disso, os veículos elétricos baseados nessa arquitetura poderão carregar de 20% a 80% da bateria em cerca de 27 minutos.
Outra vantagem dessa nova plataforma é sua capacidade de conseguir acomodar veículos com comprimentos entre 4,30 m e 4,90 m, permitindo também entre-eixos que variam de 2,70 m a 2,90 m.
Comparado ao modelo atual, o Compass, que tem 4,40 m de comprimento e entre-eixo de 2,63 m, é bem provável que o novo modelo cresça em tamanho.
Atualmente produzido em Goiana (PE), ainda não há uma data definida para a chegada do novo Compass ao Brasil. Porém, estima-se que o lançamento por aqui ocorra em torno de 2026 ou 2027, dado que o modelo passará pela Europa e América do Norte antes de chegar ao mercado sul-americano.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!