x
UAI
ANFAVEA

Brasil fecha 3º trimestre com maior produção de veículos desde 2019

Entre julho e setembro, o Brasil produziu 715 mil carros, alta de 19% em comparação com o mesmo período de 2023

Publicidade
Estoques sobem para 48 dias em março, diz Anfavea
Estoques sobem para 48 dias em março, diz Anfavea Foto: Estoques sobem para 48 dias em março, diz Anfavea

O setor automotivo brasileiro fechou o terceiro trimestre de 2024 em alta, com o melhor resultado em cinco anos, ou seja, desde 2019. Entre julho e setembro, o Brasil produziu 715 mil carros, alta de 19% em comparação com o mesmo período de 2023. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta segunda-feira (7). 

Segundo o balanço, de janeiro a setembro de 2024, o Brasil produziu 7% a mais em relação aos nove primeiros meses do ano passado. Os números, no entendimento da entidade, comprovam a retomada dos patamares pré-pandemia do novo coronavírus. 

A Anfavea também informou que, apenas no mês passado, foram licenciados 236,3 mil veículos. O número engloba automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, representando uma variação positiva de 19,5% em comparação com setembro do ano passado. Já no acumulado de 2024, o crescimento foi de 14,1%, totalizando 1.859 mil veículos vendidos até o momento. 

Exportações em recuperação 

Mesmo enfrentando um déficit na balança comercial, o setor automotivo também pôde celebrar o resultado das exportações. Em setembro foram embarcadas 41,6 mil unidades, o maior volume do ano, com alta de 8,9% sobre agosto. 

Os dados dão sinais de recuperação nas exportações após um primeiro semestre muito aquém do esperado. Conforme mostrou o levantamento elaborado pela OLX, a "invasão" das marcas chinesas fez com que a importação de carros subisse no país.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!