Os próximos anos serão agitados para a Renault e a marca prepara o terreno para seus próximos lançamentos. Após o Arkana ser flagrado nas proximidades da fábrica de São José dos Pinhais (PR), um modelo inédito foi visto na Argentina, próximo da fábrica de Santa Isabel, e levantou questões da imprensa local.
O flagra publicado pelo Motor1 argentino mostra um carro que se assemelha com o Duster mostrado na Europa em novembro do ano passado, e cotado para o Brasil. Entretanto, chama a atenção o fato das dimensões do carro passarem a impressão de ser um modelo maior que o Duster.
A explicação mais realista é que o modelo flagrado se trate da versão de sete lugares do Duster, baseada no conceito Bigster, apresentado em 2021. A expectativa é que o modelo seja apresentado já durante o Salão do Automóvel de Paris, marcado para os dias 14 a 20 de outubro.
O Bigster já foi flagrado em testes na Europa e como o mercado sul-americano é importante para a Renault, a marca deve estar preparando a chegada da opção de sete lugares, bem como do Duster de cinco lugares para reestilizar o atual SUV.
Na Europa, a terceira geração do Duster é equipada com motores 1.0 turbo a gasolina, 1.2 turbo híbrido leve e 1.6 híbrido convencional, com transmissões manual, automática ou automatizada de dupla embreagem.
Entretanto, pode ser um projeto completamente diferente e a marca usou a carroceria do Duster/Bigster somente para despistar, afinal, sabia que uma hora ou outra o carro seria flagrado. Essa ideia é reforçada pelo fato de que o Duster é produzido no Brasil, e não em Santa Isabel.
Na planta argentina são produzidos Logan, Sandero, Stepway, Kangoo e a picape Alaskan, bem como a Nissan Frontier. Já sabemos que a próxima picape intermediária da Renault, baseada no conceito Niagara e que irá suceder a Oroch, também será produzida em Santa Isabel.
Considerar o protótipo flagrado como o esboço inicial da Niagara até faz sentido, mas a picape é aguardada somente para 2026.
- Acompanhe o VRUM também noYouTube e noDailymotion!