Na tarde desta terça-feira (8), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em Brasília (DF), para oficializar o retorno do Salão do Automóvel de São Paulo, após um hiato de oito anos. A iniciativa partiu de Lula, que enfatizou a importância histórica do evento para o setor automotivo brasileiro.
O Salão será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, com datas previstas entre 22 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Márcio Leite confirmou a retomada, ressaltando que o pedido partiu diretamente do Presidente da República, que enxerga no evento uma vitrine crucial para a indústria nacional.
“Desde o fim da pandemia, a Anfavea vinha se esforçando para retomar o tradicional Salão do Automóvel. Agradeço aos presidentes das nossas associadas, que se dedicaram a essa retomada. E também ao impulso dado pelo Presidente Lula, devido à sua ligação histórica com o setor automotivo. Tudo isso foi fundamental para essa mobilização em torno de uma grande exposição tecnológica, atendendo aos apelos não só do Presidente, mas do público brasileiro, que ama o Salão do Automóvel”, afirmou Leite, ao dar nas mãos do chefe do executivo o documento oficializando o retorno do evento.
Lula reforçou a importância do Salão como plataforma para a exposição dos veículos produzidos no Brasil, ressaltando o papel do evento para o público nacional e internacional como uma vitrine tão relevante.
A Anfavea anunciou que a próxima edição do Salão do Automóvel contará com mudanças no seu formato. Inspirado em eventos como a CES de Las Vegas e os Salões de Munique, Detroit e Pequim, o evento brasileiro focará não apenas em veículos, mas também em experiências de test-drive, serviços aos clientes e inovações tecnológicas voltadas para a redução do consumo de combustível.
A exposição também trará novidades em conectividade entre o veículo e seu entorno, além de explorar as novas tendências de motorização sustentável, mirando um público que busca inovação e eficiência.
A última edição do Salão do Automóvel São Paulo ocorreu em 2018, com a participação de 29 fabricantes e mais de 740 mil visitantes. A primeira edição foi realizada em 1960, no Pavilhão de Exposições do Parque do Ibirapuera, marcando o início de uma trajetória que colocou o Brasil no mapa dos grandes eventos automotivos.
Ao longo dos anos, o Salão do Automóvel se consolidou como um dos principais pontos de encontro para a indústria automotiva, atraindo fabricantes do mundo todo que apresentavam seus mais recentes lançamentos, protótipos e avanços tecnológicos. Porém o evento de 2020 foi cancelado devido à pandemia de Covid-19, e a edição de 2022 foi descartada por conta de altos custos e baixa perspectiva de vendas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!