https://midias.vrum.com.br/_midias/jpg/2024/10/10/1200x1200/1_chevrolet_equinox_ev_8084-40580382.jpg
x
UAI
Vale a pena?

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com dois motores e custando 419 mil

Suv elétrico é lançado mais em conta que Blazer e aposta em conectividade, alcance e potência para superar Volvo e BMW

Publicidade
Chevrolet Equinox EV é lançado custando R$ 60 mil a menos que o Blazer EV RS
Chevrolet Equinox EV é lançado custando R$ 60 mil a menos que o Blazer EV RS Foto: Divulgação/Chevrolet

A Chevrolet lançou o SUV elétrico Equinox EV no mercado brasileiro nesta quarta-feira (9). O modelo desembarca com muita tecnologia e itens de segurança para conquistar o público de um segmento acostumado a carros elétricos de marcas premium.

O que é o Equinox EV?

Apesar do nome já ser conhecido, o Equinox EV em nada lembra o seu chará a combustão. Baseado na plataforma Ultium, desenvolvida especialmente para carros elétricos, o Equinox EV oferece o máximo de tecnologia disponível na gama da General Motors

Medindo 4,84 metros de comprimento; 1,95 m de largura, 1,64 m de altura e 2,95 m de entre-eixos, a Chevrolet considera o Equinox EV como um carro elétrico para famílias. 

Internamente, os bancos são em couro com detalhes em tecido. Os assentos dianteiros contam com ajustes elétricos e até opção de aquecimento.

Independente da opção de cor, interior oferece sempre detalhes em azul
Independente da opção de cor, interior oferece sempre detalhes em azul Foto: Divulgação/Chevrolet

O Equinox EV lembra bastante o Blazer EV no interior, isso é reforçado pelo painel de instrumentos digital de 11" e multimídia de 17,7", que são os mesmos do modelo mais caro. 

O modelo oferece oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos para os ocupantes dianteiros), alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, alerta de ponto cego, alerta de abertura de portas, assistente de permanência em faixa, sensor de estacionamento traseiro.

Entre os itens de conforto estão o aquecimento do volante, câmera 360°, ar condicionado digital, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e partida sem o uso de botão. 

Lanternas em LED dão um visual diferenciado ao Equinox EV
Lanternas em LED dão um visual diferenciado ao Equinox EV Foto: Divulgação/Chevrolet

Como anda o Equinox EV?

Basta afivelar o cinto do motorista que o Equinox EV já está em funcionamento. A seleção da marcha é no lado direito da coluna de direção. Encontrar a posição de dirigir é bem fácil graças aos ajustes eletricos do volante. 

Com o carro em marcha, o rodar é bem suave. Apesar do torque instantâneo e do uso de dois motores, o Equinox EV não é agressivo demais com os passageiros. Claro que como todo carro elétrico, o primeiro toque no acelerador é bruto. 

O 0-100 acontece em 5,8 segundos, de acordo com a fabricante, enquanto a velocidade máxima é limitada em 188 km/h. 

A capacidade do Blazer EV foi posta à prova em diversas pistas no campo de provas da Chevrolet em Indaiatuba, interior de São Paulo. Testes de Slalom puseram à prova a capacidade de curvas do modelo.

O campo de provas da Chevrolet é o maior da América Latina e um dos maiores da fabricante em todo o mundo. Foram postos à prova a capacidade de imersão do Equinox EV, velocidade máxima, aceleração, bem como a frenagem em piso escorregadio, simulando a neve.

Coluna C possui dimensões avantajadas e amplia o espaço traseiro
Coluna C possui dimensões avantajadas e amplia o espaço traseiro Foto: Maurício Campelo/EM/D.A. Press

O Equinox EV se destaca pela estabilidade e silêncio a bordo. O ruído do vento só é ouvido em velocidades elevadas, e ate os 100 km/h a paz na cabine só é interrompida pelo som artificial que sai das caixas de som do modelo, que podem ser desativadas.

O teste de slalom pode mostrar uma vantagem dos carros elétricos que é o baixo centro de gravidade, que auxilia na hora de realizar curvas mais fechadas. Em todos os modelos movidos exclusivamente à baterias, essa característica está presente, já que as baterias ficam posicionadas no assoalho do carro.

Linhas minimalistas ditam o tom do Chevrolet Equinox EV
Linhas minimalistas ditam o tom do Chevrolet Equinox EV Foto: Divulgação/Chevrolet

Com foco em transporte de famílias, o Equinox EV pode levar 411 litros de bagagem e 514 kg de capacidade máxima de carga. 

Por 419 mil reais, o Equinox EV tem como principais rivais o BMW iX1 Xdrive 30, que custa R$ 437 mil e tem 272 cv e 303 km de alcance. Já o XC40 topo de linha custa R$ 405.950 e traz 408 cv de potência