x
UAI
Uber do futuro?

Rival do Uber? Tesla apresenta carro autônomo sem volante ou pedais

Fabricante aposta em transporte autônomo de passageiros como alternativa para o futuro

Publicidade
Tesla pode entrar no segmento de transporte por aplicativo e rivalizar com Uber
Tesla pode entrar no segmento de transporte por aplicativo e rivalizar com Uber Foto: Divulgação/Tesla

Após muitos rumores, a Tesla finalmente apresentou seu primeiro esboço do Cybercab, um modelo “táxi autônomo” operado pela fabricante de Elon Musk. Ao contrário dos demais táxis autônomos, já em operação nos Estados Unidos, o Cybercab poderá ser comprado por pessoas físicas.

O Cybercab será equipado com a mais recente tecnologia de direção autônoma da Tesla, afinal, não terá volante nem pedais. Segundo Elon Musk, o modelo será fabricado “antes de 2027” e será comercializado por menos de 30 mil dólares (R$ 169 mil).

O modelo tem visual bem simples, trazendo elementos da picape Cybertruck para o mundo dos carros compactos. As portas abrem no estilo borboleta, o que facilita a entrada de passageiros, e o espaço para bagagem é bem amplo. Curiosamente, o carro só consegue transportar duas pessoas.

Pensado como alternativa para mobilidade urbana, o taxi autônomo da Tesla tem design aerodinâmico, mas não teve dados de potência nem autonomia revelados, apesar de ser uma informação bem valiosa, já que esses carros deverão rodar diariamente por muitos quilômetros.

Tesla Robovan

Após apresentar o Cybercab, Musk apresentou ainda a Robovan, uma van autônoma focada no transporte de um número maior de pessoas. Se o Cybercab leva apenas 2 pessoas, a Robovan pode transportar até 20 passageiros.

O modelo traz opções de bancos individuais ou compartilhados, assim como vans tradicionais e será totalmente elétrica e totalmente autônoma.



O visual é bem curioso e futurista e lembra até um trem de pequenas dimensões. Apesar das linhas diferenciadas, não será surpresa se o modelo entrar em produção, uma vez que o Cybertruck parecia impossível e está sendo produzido. 

Sobre a van, detalhes também não foram fornecidos, com a Tesla afirmando somente que o modelo utilizará a mais avançada tecnologia autônoma da marca. Musk ainda declarou que a Robovan fará parte da “Tesla Network”, um serviço de transporte de passageiros similar a Uber e 99, por exemplo, que será autônomo, mas ainda sem data para ser lançado.

 Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!